Minha lista de blogs

terça-feira, 19 de maio de 2015

SABEIS OH CRISTÃOS, O MOTIVO DE TANTA FALTA DE RESPEITO NAS SANTAS MISSAS ???


SABEIS, CRISTÃOS, PORQUE NÃO FAZ FRUTO A PALAVRA DE DEUS? 

POR CULPA DOS PREGADORES. 

SABEIS, PREGADORES, PORQUE NÃO FAZ FRUTO A PALAVRA DE DEUS? --

POR CULPA NOSSA.

(Sermão da Sexagésima - Padre António Vieira - Pregado na Capela Real, no ano de 1655)


sábado, 16 de maio de 2015

HOMENAGEM (MOTU PROPRIO - SUMMORUM PONTIFICUM) de SS. BENTO XVI à SCHOLA CANTORUM "COR MARIAE IMMACULATUM", de FORTALEZA, responsável pelo CANTO GREGORIANO nas MISSAS GREGORIANAS celebradas todo Domingo na IGREJA SÃO JOÃO BATISTA do TAUAPE


SANTA MISSA GREGORIANA EM FORTALEZA

Paróquia São João Batista do Tauape

Desde 2007, todo Domingo às 10:00hs

Rua Capitão Gustavo, 3940. (esquina com R. Monsenhor Salazar)
Bairro São João do Tauape. Informações: (85) 3257-6797

Ensaios da Schola Cantorum Cor Mariae Immaculatum
 aos Domingos às 09h00 na Paróquia São João Batista do Tauape

SUMMORUM PONTIFICUM - ECCLESIA DEI RESPONDE A FIEL BRASILEIRO.



Em carta datada de 18 de julho de 2009, a Comissão Pontíficia Ecclesia Dei, por meio de seu novo secretário, Monsenhor Guido Pozzo, respondeu às seguintes questões de um fiel brasileiro:

1 – Após ter entrado em vigor o Motu Proprio “Summorum Pontificum”, é necessária a permissão do Bispo Diocesano para que algum padre possa celebrar a Missa Gregoriana?

2 – Os fiéis devem dominar a língua latina para poderem assistir a Missa Gregoriana? Ou bastaria apenas um folheto do missal em formato bilíngue (Latim – Português) para que os fiéis possam assistí-la?

3 – Um grupo pequeno de fiéis (por exemplo: 8 pessoas), embora seja estável, é insuficiente para que seja celebrada a Missa na Forma Extraordinária?

4 – O Bispo Diocesano deve cooperar para que o pedido de Missa Gregoriana feito por um grupo estável de fiéis seja realizado?

5 – Os fiéis que não fazem parte do grupo estável poderão assistir a Missa Gregoriana?

6 – Poderão ser realizados matrimônios na Forma Extraordinária do Rito Romano?

7 – Com a publicação do Motu Proprio “Summorum Pontificum”, o Papa Bento XVI deseja que a Missa Gregoriana seja amplamente ofertada nas Dioceses?

8 – O Santo Padre deseja que o ensino do Latim volte a fazer parte do currículo dos seminários para que os futuros padres possam celebrar Missas na língua latina?

9 – Os Bispos Diocesanos devem seguir as orientações da Comissão Pontifícia Ecclesia Dei sobre a aplicação do Motu Proprio “Summorum Pontificum” mesmo que o Núncio Apostólico no Brasil possa, hipoteticamente, emitir opinião contrária?