Minha lista de blogs

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Um dia Santo Anselmo foi arrebatado em êxtase e teve a seguinte visão.....

 


No livro Preparação para a Consagração à Santíssima Virgem, de acordo com o método de São Luis Maria Grignion de Montfort, que recomenda que levássemos 30 dias para nos prepararmos para o ato de consagração, com 9 dias para dizer “Adeus para o mundo”, podemos encontrar esta passagem em Santo Anselmo, que expõe, muito bem, sobre o que é “o mundo”:

“Um dia, Santo Anselmo foi arrebatado, em êxtase. Ele viu um grande rio, onde as águas desciam, rápidas, e onde fluíam as imundícies do universo inteiro. Nada de mais hediondo do que essas águas fétidas e lamacentas. Porém, o que surpreendeu o santo, foi de ver aquela multidão de homens, mulheres e crianças continuamente se lançando nelas, parecendo que estavam a se deleitar. Mas, esses infelizes se alimentam de quê, e como podem viver por um momento, numa tal estada? ─ Exclama Anselmo, no auge da surpresa.

Uma voz lhe trouxe a resposta: ‘Eles se alimentam dessa lama e dela gozam suas delícias. Esse rio que você vê, oh Anselmo, é o mundo, e ele arrasta, em suas águas nauseabundas, os mortais com suas riquezas, honras e todas as suas paixões. Infelizmente, que lástima! Por mais terrível que lhe pareça o seu infortúnio, mais eles se consideram felizes...’ ”

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Os dois nascimentos gerados por Maria

 


Maria estava isenta do sofrimento comum a todas as mães, porque ela deu à luz sem dor e concebeu sem corrupção. Então, como podemos compreender essas aparentes contradições, lembrando o que previu o velho Simeão, em termos de sofrimento?

É aqui que devemos compreender os dois nascimentos gerados por Maria: ela deu à luz Jesus Cristo e ela deu à luz, os fiéis; isto é, ela deu à luz o inocente, e ela deu à luz os pecadores.

Ela dá à luz o inocente, sem dor, mas era preciso dar à luz os pecadores entre dores e gritos, e você ficará convencido disso, se considerar cuidadosamente o preço pelo qual ela os compra: custa-lhe o seu único Filho! Ela só pode ser a mãe dos cristãos, oferecendo o seu Filho bem-amado à morte: oh, dolorosa fecundidade!

Orações fúnebres nos sermões de Jacques-Bénigne Bossuet (1627 – 1704).