Ainda hoje, a Catedral de Notre-Dame de Amiens,
França, abriga a cabeça de São João Batista, relíquia adquirida em decorrência
da Quarta Cruzada.
São João Batista, pregador da penitência, Rogai
por nós!
São João Batista, precursor do Messias, Rogai
por nós!
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A Catedral de Notre Dame de Amiens - FR
Rue
representa o apogeu do chamado “Gótico Clássico”, iniciado na Notre Dame de
Paris, é considerada a mais perfeita catedral francesa. Esta catedral
localiza-se em Amiens, a maior cidade da Picardia, no vale do Rio Somme, 100 km
a norte de Paris.
A sua construção iniciou em 1220 e terminou em
1280, durante este período teve três arquitetos principais: Robert de
Luzarches, Thomas de Cormont e Renaud de Cormont.
A construção da catedral neste período pode ser
vista como resultado de uma necessidade e de oportunidade. A destruição dos
antigos edifícios da cidade praticamente obrigou os moradores locais a erguer
imediatamente uma nova catedral, aproveitando para fazê-la monumental.
Desde a sua construção até hoje, a catedral
abriga a cabeça de São João Batista, relíquia adquirida em decorrência da
Quarta Cruzada.
O seu impacto na cidade impulsionou a vida
urbana e motivou o aparecimento de oficinas de artesãos e lojas de
comerciantes, concentrando à sua volta toda a economia da cidade.
A catedral foi listada como Património Mundial
da Unesco em 1981.
Nesta catedral, a noção de verticalidade que
caracteriza os edifícios góticas é levada ao extremo pois este edifício é três
vezes mais alto do que largo. O seu grande volume interior é de aproximadamente
200,000 m³ e as abóbadas de aresta da nave central medem 42,30 metros de
altura, são as maiores abóbadas de uma nave de todas as catedrais francesas.
Aspirando a uma altura vertiginosa e a uma
verticalidade extrema, o sistema de construção esquelética (arcos ogivais, abóbadas
de cruzaria de ogivais, arcobotantes, estribo, pináculos, pilares, torres e
vitrais) afirma-se em todo o seu esplendor técnico e estético:
A fachada de Amiens divide-se em cinco partes:
• No primeiro nível, três portais extremamente
profundos dedicados ao Juízo Final, a S. Firmino e à Virgem Maria;
• A primeira galeria destaca-se pelas figuras
dos 22 reis com 4,50m de altura;
• A galeria aberta, dita a gallerie des
sonneurs;
• A rosácea domina a fachada com os seus
vitrais;
• As duas torres enquadrando todo o conjunto.
O seu espaço interior é harmonioso, não há uma
fragmentação dos elementos construtivos como no românico. A nave e a cabeceira
estão separadas por um transepto, que, como em Notre-Dame e em Chartres, faz
uma suave transição entre estes dois níveis do templo.
A cabeceira tornou-se mais complexa, ocupando
cerca de um terço da área total da igreja e apresenta sete absidíolos.
O portal da catedral é o expoente da escultura gótica
sendo todo ele decorado com estátuas-colunas e relevos esculpidos.
Neste trabalho foi-me proposto trabalhar sobre
a catedral de Notre-Dame de Amiens.
Irei aprofundar como foi a sua construção,
quais os seus aspetos técnicos, formais e estéticos e a sua arte a nivel da
escultura.
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