Em setembro de 948, o abade de
Einsiedeln, Eberhaad, pediu a São Conrado, Bispo de Constância, que se dignasse
fazer a consagração da igreja de sua Abadia. O Prelado atendendo a solicitação,
dirigiu-se ao Convento, acompanhado do Santo Bispo de Augsbourg, Ulric, e de
uma comissão de cavalheiros da sociedade. No dia fixado para a cerimônia, São
Conrado e alguns religiosos se dirigiram a igreja, alta noite, e se puseram em
oração. De repente, viram que a igreja se iluminara de uma luz celeste e que o
próprio Jesus Cristo, acolitado pelos quatro evangelistas, celebrava no altar o
oficio da Dedicação. Anjos espargiam perfumes à direita e à esquerda do Divino
Pontífice; o apóstolo São Pedro e o Papa São Gregório seguravam as insígnias do
pontificado; e diante do altar se achava a Santa Mãe de Deus, circundada de uma
auréola de glória. Um coro de anjos, regido por São Miguel, fazia vibrar as abóbadas
do templo com seus cantos celestiais. Santo Estêvão e São Lourenço, os mais
ilustres mártires diáconos, desempenharam as suas funções. São Conrado refere
em uma de suas obras as diversas exclamações dos anjos no canto do Sanctus, do
Agnus Dei e do Dominus vobiscum final.
Ao Sanctus, entre outras,
diziam eles: “Tende piedade de nós, ó Deus, cuja santidade refulge no santuário
da Virgem gloriosa. Bendito seja o Filho de Maria, que vem a esse lugar para
reinar eternamente!”
São Conrado, bispo de
Constanza, tinha clara noção da imensa gravidade e seriedade de cada Missa.
Maravilhado com semelhante aparição, o Bispo continuou a rezar até onze horas
do dia. E o povo esperava com ansiedade o início da cerimônia, sem que, no
entanto, alguém ousasse indagar a causa dessa demora. Afinal, alguns religiosos
se acercam do Prelado e lhe pedem que comece a solenidade. Mas São Conrado, sem
deixar o lugar onde rezava, conta com simplicidade tudo o que presenciara e
ouvira. Sua narração fez supor que ele estivesse sob a ilusão de um sonho.
Finalmente, o santo Bispo, cedendo às instâncias de todos, dispôs-se a proceder
a consagração da igreja.
Foi então que aos ouvidos dos
fiéis escutaram estas palavras, pronunciadas por uma voz angélica, que
repercutiu em toda a assembleia, dizendo mais de uma vez, na linguagem da
Igreja: “Cessa, cessa, frater! Capella divinitas consecrata est: detende-vos,
detende-vos, meu irmão, a capela já foi divinamente consagrada.”
Pela Missa bem rezada, São
Conrado liberou inúmeras almas do Purgatório. Dezessete anos mais tarde, São
Conrado, Santo Ulrico e outras testemunhas oculares do acontecimento,
encontrando-se reunidos em Roma, prestaram acerca dele um solene testemunho. E
depois de todas as necessárias informações jurídicas, Leão VIII deu publicidade
ao fato por meio de uma bula especial, que foi confirmada pelos papas Inocêncio
IV, Martinho V, Nicolau IV, Eugênio VI, Nicolau V, Pio II, Júlio II, Leão X,
Pio IV, Gregório XIII, Clemente VII e Urbano VIII. E, a 15 de maio de 1793, Pio
VI ratificou os atos de seus predecessores, a despeito dos céticos, sempre
prontos a duvidar do que lhes não convém, e cheios de credulidade absurda para
com o que os lisonjeia. -x-x-x-x-x-x-x-x- O territorial Einsiedeln Abbey (em alemão , Kloster
Einsiedeln, em Latina , Abbatia territorialis Sanctissima Maria Virgine
Einsiedlensis) é um mosteiro beneditino medieval de Suíça erguido na cidade de
Einsiedeln no cantão de Schwyz . A abadia é dedicado a Nossa Senhora dos
Eremitas , título deriva das circunstâncias de sua fundação, como o primeiro
habitante da região era de St. Meinrad (c. 797-861), um eremita (a palavra alemã
Einsiedler significa "ermida '). É uma abadia territorial e, portanto, não
faz parte de qualquer diocese - Diocese imediatamente sujeitos à Santa Sé - nem
é isso sujeita a um bispo, com o estatuto de dioecesis nullius e faz parte da
Congregação Beneditina da Suíça .
O mosteiro é uma etapa importante da peregrinação a
Santiago de Compostela e destino de muitos peregrinos. A " Madona Negra
" de Einsiedeln no Gnadenkapelle é um ponto de atração para cerca de um
milhão de peregrinos e turistas todos os anos. O mosteiro é de 1130 uma abadia
dupla , ou seja, que se reúne sob a autoridade do mesmo abade duas comunidades
que vivem em dois locais distintos: os homens em Einsiedeln e mulheres em Fahr
Atualmente Einsiedeln tem 60 monges e Fahr com 25 freiras.
O complexo do mosteiro, a biblioteca da coleção
abadia, arquivos e música listada no inventário suíça de propriedade cultural
de importância nacional e regional como Classe A, objetos de importância
nacional.
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