BATISMO
Vamos expor de que modo,
renovados por Cristo, nos consagramos a Deus. Todos os que estiverem
convencidos e acreditarem no que nós ensinamos e proclamamos, e prometerem
viver de acordo com essas verdades, exortamo-los a pedir a Deus o perdão dos
pecados, com orações e jejuns; e também nós oraremos e jejuaremos unidos a
eles. Em seguida, levamo-los ao lugar onde se encontra água; ali renascem do
mesmo modo que nós também renascemos: recebem o batismo da água em nome do
Senhor Deus Criador de todas as coisas, de nosso Salvador Jesus Cristo e do Espírito
Santo. Com efeito, foi o próprio Jesus Cristo que afirmou: Se não renascerdes,
não entrareis no reino dos céus (cf. Jô 3,3.5). É evidente que não se trata,
uma vez nascidos, de entrar novamente no seio materno. (Justino, "61", I
Apologia, pp. 6, 419-22.)
Os que são batizados por nós são
levados para um lugar onde haja água e são regenerados da mesma forma como nós
o fomos. É em nome do Pai de todos e Senhor Deus, e de Nosso Senhor Jesus
Cristo, e do Espírito Santo que recebem a loção na água. Este rito foi-nos
entregue pelos apóstolos. (Justino (151 dC), I
Apologia, 61.)
O
CULTO PERPÉTUO DOS CRISTÃOS
Os apóstolos em suas memórias
que chamamos evangelhos, nos transmitiram a recomendação que Jesus lhes fizera.
Tendo ele tomado o pão e dado graças, disse: Fazei isto em memória de Mim. Isto
é o Meu Corpo [Lc 22,19; Mc 14,22]; e tomando igualmente o cálice e dando graças,
disse: Este é o Meu Sangue [Mc 14,24], e os deu somente a eles. Desde então,
nunca mais deixamos de recordar estas coisas entre nós. (Justino, "66-67",
I Apologia, pp. 6, 427-31.)
O
DIA DO CULTO DOS CRISTÃOS
Justino afirma que os cristãos
guardavam como dia sagrado a Deus o Domingo, pois foi neste dia que Jesus
Cristo ressuscitou dos mortos:
Reunimo-nos todos no dia do
Sol [o primeiro dia da semana era denominado de dia de Sol no Império Romano até
o século IV], não só porque foi o primeiro dia em que Deus, transformando as
trevas e a matéria, criou o mundo, mas também porque neste mesmo dia Jesus
Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dos mortos. Crucificaram-no na véspera do
dia de Saturno; e no dia seguinte a este, ou seja, no dia do Sol, aparecendo
aos seus apóstolos e discípulos, ensinou-lhes tudo o que também nós vos
propusemos como digno de consideração. (Justino, "66-67",
I – Apologia, pp. 6, 427-31.)
DESCRIÇÃO
DO CULTO DOS CRISTÃOS
No chamado dia do Sol, reúnem-se
em um mesmo lugar todos os que moram nas cidades ou nos campos. Lêem-se as memórias
dos apóstolos ou os escritos dos profetas, na medida em que o tempo permite.
Terminada a leitura, aquele que preside toma a palavra para aconselhar e
exortar os presentes à imitação de tão sublimes ensinamentos.
Depois, levantamo-nos todos
juntos e elevamos as nossas preces; como já dissemos acima, ao acabarmos de
orar, apresentam-se pão, vinho e água. Então o que preside eleva ao céu, com
todo o seu fervor, preces e ações de graças, e o povo aclama: Amém. Em seguida,
faz-se entre os presentes a distribuição e a partilha dos alimentos que foram
eucaristizados, que são também enviados aos ausentes por meio dos diáconos.
Os que possuem muitos bens dão
livremente o que lhes agrada. O que se recolhe é colocado à disposição do que
preside. Este socorre os órfãos, as viúvas e os que, por doença ou qualquer
outro motivo se acham em dificuldade, bem como os prisioneiros e os hóspedes
que chegam de viagem; numa palavra, ele assume o encargo de todos os
necessitados. (Justino, "66-67",
I Apologia, pp. 6, 427-31.)
EUCARISTIA
A Fé dos cristãos primitivos
na eucaristia: Corpo e Sangue de Cristo:
Designamos este alimento
eucaristia. A ninguém é permitido dele participar, sem que creia na verdade de
nossa doutrina, que já tenha recebido o batismo de remissão dos pecados e do
novo nascimento, e viva conforme os ensinamentos de Cristo. Pois não tomamos
estas coisas como pão ou bebida comuns; senão, que assim como Jesus Cristo,
feito carne pela palavra de Deus, teve carne e sangue para salvar-nos, assim
também o alimento feito eucaristia (...) é a Carne e o Sangue de Jesus
encarnado. Assim nos ensinaram. (Justino, Primeiro livro das
Apologias, pp. 65-67.)
NOSSA
SENHORA
Justino afirma que Jesus
nasceu duma virgem (Maria), e que descende do rei Davi:
Dizia-se [Jesus] portanto,
filho do homem, seja em razão de seu nascimento de uma Virgem que, como
assinalei, era da raça de Davi, de Jacó, de Isaac e de Abraão, etc…
— mártir, Justino,
"94-100", Diálogo com Trifão, pp. VI, 701ss.
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