Minha lista de blogs

segunda-feira, 28 de março de 2022

Uma estatueta da Virgem encontrada no cerne do enorme tronco.... (sec. XVI)

 


Em junho de 1609, um barqueiro de Dinant (Bélgica) comprou um enorme carvalho, de 8 pés de diâmetro (2,4 m) para usar como lenha no aquecimento da sua casa. Ao cortá-lo em troncos, um carpinteiro de Foy (aldeia belga) descobriu, no cerne do enorme tronco, uma estatueta da Virgem Maria, carregando o menino Jesus nos braços.

A pequena estátua em pedra branca media cerca de oito polegadas (20 cm). Pequenas pedras brancas e uma trança de cabelos femininos, também foram encontradas. Três barras de ferro, fechando uma cavidade onde estavam esses diferentes objetos, provaram que, outrora, havia um nicho onde a Madonna tinha sido honrada e que a trança de cabelo seria apenas um ex-voto, oferecido como cumprimento de promessa ou como devoção. Como a estatueta estava no cerne daquela enorme árvore, descobriu-se que ela havia sido colocada lá, havia mais de dois séculos.

Seis semanas após essa descoberta, o dono do local levou a imagem para a capela do castelo. A partir de então, prodígios surpreendentes passaram a ocorrer, e os peregrinos, simples devotos de Nossa Senhora, ou pessoas com os mais variados tipos de doenças, afluíam ao castelo. O local tornou-se tão visitado, que o proprietário do mesmo, já sem poder usufruir da própria liberdade em sua casa, decidiu construir uma capela especial para a estátua de Nossa Senhora de Foy.

Concluída em 1618, a capela está situada no lugar em que a imagem havia sido encontrada.

Por Henry Arthur Scott (Notre-Dame de Foy, 1904).

domingo, 27 de março de 2022

sexta-feira, 25 de março de 2022

QUANDO O BAÚ TOCOU A ÁGUA, A TEMPESTADE SE ACALMOU !!!

 

Conta-se, que, no dia 25 de março de 1370, um navio, vindo da Catalunha (Espanha), enfrentava graves dificuldades, ao largo de Cagliari (Sardenha), devido a uma repentina tempestade. Para que não afundasse, foi preciso esvaziar o barco, jogando no mar a carga. Entre diversos objetos, um pesado baú, um estorvo. Assim que este caiu na água, a tempestade se acalmou e pelo fluxo das águas, ele foi sendo arrastado, tranquilamente, até a praia de Cagliari.

Os irmãos do convento, localizado sobre a colina de Bonaria (Sardenha), acima da praia, abriram a arca e encontraram, em seu interior, uma grande estátua da Virgem Maria, em madeira, tendo o menino Jesus num dos braços e no outro, uma vela acesa na mão. A Virgem recebeu, então, o nome de Nossa Senhora de Bonaria.

A devoção para com a Virgem de Bonaria se espalhou rapidamente na Sardenha, assim como entre os marinheiros espanhóis. A Virgem de Bonaria tornou-se um destino para os peregrinos, um ponto de coesão para os sardos, a protetora dos navegadores e a maior padroeira da Sardenha.

Os Irmãos mercedários (da Ordem das Mercês) se estabeleceram sobre a colina, em 1335, e lá estão, há sete séculos! São Pedro Nolasco fundou a Ordem em Barcelona, em 1218, com o intuito de liberar os cristãos, tidos como escravos pelos muçulmanos.

Por L’équipe de Marie de Nazareth

quinta-feira, 24 de março de 2022

Maria e José, modelos para os esposos!!!

 


Maria era perfeita e belíssima, José devia amá-la apaixonadamente. É provável que, quando jovens, ambos tivessem feito o voto de virgindade e de celibato, pensando, assim apressar a vinda do Messias. Mas será que casamento e consagração são compatíveis um com o outro?...

Entre eles, a unidade de coração e alma ultrapassa qualquer experiência humana, pois está enraizada na escolha de Deus e absolutamente orientada para o Menino (...). Não parece perturbador e talvez, mesmo, contraditório, que Maria seja dada como exemplo às pessoas consagradas assim como às pessoas casadas?

É verdade: em toda tradição espiritual, Maria é contemplada como modelo e Rainha das virgens e das consagradas, o que não impede uma tradição mais recente, de termos Maria e José como modelo para os casais; a festa da família nos traz este sentido de exemplaridade.  O aparente paradoxo confirma que é impossível reduzir o mistério incomparável de Maria (e, como consequência, o de José) a uma ou outra de nossas experiências.

Em compensação, nós temos muito a aprender com Maria. Rainha e Mãe, ela tem o carisma de inspirar e de formar discípulos.

Qualquer que seja a sua vocação.

Por Marie de Nazareth

segunda-feira, 14 de março de 2022

A Virgem Maria só admirou uma coisa em si mesma…

 


Na verdade, o Salvador do mundo colocou a mansidão e a humildade como fundamento das virtudes. Abstinência, jejum, austeridade, pobreza interior ou exterior, boas obras, milagres, todas estas qualidades não são nada, sem a humildade do coração. Porém, estes predicados irão readquirir vida e serão abençoados se a humildade os mantém.

A humildade do coração é a força motora, é a geratriz das virtudes; o caule e os ramos provêm da raiz. Sendo o seu preço infinito, pois ela é o alicerce sobre o qual se ergue toda perfeição espiritual, o Senhor teve o cuidado de nos dizer: “Sede humildes”...

 E como a humildade é a guardiã universal, a Virgem Maria, como se houvesse esquecido todas as outras virtudes de sua alma e de seu corpo, admirava apenas uma coisa, nela mesma, e deu um único motivo para a Encarnação do Filho de Deus em seu corpo: “Porque Ele olhou para a humildade de sua serva” (Lc 1, 47).

Por Santa Ângela de Foligno, mística italiana vidente de inúmeras aparições.

domingo, 13 de março de 2022

Ela chamava, com todas as suas forças a Virgem Santíssima !!!!

 


Até então, unida, pela força, à URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), em agosto de 1940, a Lituânia (noroeste da Europa) reconquistou sua liberdade, em 6 de setembro de 1991.

A Senhora R., que, na década de 1970, ainda sob o jugo soviético, levava secreta, ou mesmo clandestinamente, hóstias consagradas para a Lituânia, foi abduzida e revistada inteiramente. Descobriu-se que ela tinha consigo um Rosário excessivamente longo.

Amedrontada, a jovem senhora chamava, com todas as suas forças, a Santíssima Virgem, para que a socorresse. Naturalmente, a mulher que a revistava percebeu uma bolsa, sob a roupa, diretamente na pele. Abrindo-a,  perguntou, espantada: Tchto eto? (“O que é isso?”) ─ Eto Chrystos (“É Cristo”), respondeu a Sra. R.

Então, algo, absolutamente inesperado, aconteceu. A mulher que a revistava abaixou a cabeça, entreabriu as mãos num gesto de oração e, depois, sem dizer palavra, mandou-a embora.

Quanto ao Rosário, imensamente longo, três oficiais da K.G.B. (Polícia política soviética), examinaram-no durante bastante tempo e, finalmente, o devolveram, como se fosse um objeto sem qualquer valor.

Por André Martin, escritor, cujo testemunho está no livro Lituanie, terre de foi, terre des croix (Lituânia, terra de fé, terra das cruzes), publicado em 1976.

domingo, 6 de março de 2022

Ele tinha nas mãos um Hino dedicado à Santíssima Virgem..... (São Casimiro - sec XV)

 


Devoto da Santíssima Virgem, e inviolavelmente ligado à castidade, o príncipe Casimiro (santo Casimiro, padroeiro da Lituânia) subjugava suas paixões por uma vida de austeras mortificações. Em 4 de março de 1484, faleceu, em Grodno, na Polônia, atingido por tuberculose pulmonar.

Quando, em 1604, seu túmulo foi aberto, para que as exéquias fossem transportadas para a igreja, que recebera o seu nome, e que acabara de ser construída por Sigismundo III, rei da Polônia, seu corpo foi encontrado incorrupto. Em suas mãos estava um hino dedicado à Virgem Santíssima, cujos primeiros versos são: Omni die dic Mariae laudes animae [Minha alma, cada dia, dirija um canto a Maria], um dos mais belos cânticos da Idade Média, dedicado à Virgem Santíssima (Acta Sanctorum, Martii I, Parisiis, 1865).

 “A cada dia, ó minh´alma, rende homenagens a Maria, soleniza suas festas e celebra suas virtudes resplandecentes; proclama e admira a elevação de sua alma a Deus; proclama a sua felicidade, como Mãe e como Virgem; honra-a para que ela te libere do peso de teus pecados; invoca-a para não seres arrastado pela torrente das paixões. Eu bem sei; ninguém é capaz de, dignamente, honrar Maria; insensato é, pois, aquele que se cala sobre os seus louvores; todos os homens devem exaltá-la e louvá-la de forma especial, e jamais devemos nos abster de venerá-la e de invocá-la; (...)”

Fonte: L’équipe de Marie de Nazareth

“Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto de Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.”