O Concílio de Trento
(1545-1563), sob Paulo III (1534-1549), declara: "Se alguém disser que os
Sacramentos da nova Lei não foram instituídos todos por Jesus Cristo, e que são
sete: Batismo, Eucaristia... e que algum destes não é verdadeiro e propriamente
Sacramento, seja excomungado.".
Sagradas Escrituras: Nosso
Senhror Jesus Cristo instituiu a Eucaristia se vê em suas palavras: "Fazei
isto em memória de Mim..." (Lc 22,19). Nelas se cumprem todas as notas
essenciais da definição do Sacramento:
1.
A matéria: o pão e vinho.
2.
A forma: as palavras da consagração.
3.
A graça interna: indicada e produzida pelo
signo é a união com Cristo e a vida eterna:
a) "Quem come Minha Carne e
bebe Meu Sangue permanece em Mim e Eu nele" (Jo 6,56);
b) "Aquele que
come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a vida eterna." (Jo 6,54).
CRISTO ESTÁ PRESENTE NO
SACRAMENTO DO ALTAR PELA TRANSUBSTANCIAÇÃO DE TODA A SUBSTÂNCIA DO PÃO EM SEU
CORPO E TODA SUBSTÂNCIA DO VINHO EM SEU SANGUE
O Concílio de Trento
(1545-1563), sob Júlio III (1550-1555), declara: "Se alguém disser que no
sacrossanto Sacramento da Eucaristia permanece as substâncias do pão e do
vinho, juntamente com o Corpo e o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, e negar
aquela maravilhosa e singular conversão de toda a substância do pão e do vinho
em Corpo e Sangue, permanecendo apenas as espécies de pão e vinho, conversão
essa que a Igreja muito corretamente chama 'Transubstanciação', seja
excomungado." (Dz. 884-877). "Transubstanciação"
é uma conversão no sentido passivo; é o trânsito de uma coisa a outra. Cessam
as substâncias de Pão e Vinho, pois sucedem em seus lugares o Corpo e o Sangue
de Cristo. A Transubstanciação é uma conversão milagrosa e singular diferente
das conversões naturais, porque não apenas a matéria como também a forma do pão
e do vinho são convertidas; apenas os acidentes permanecem sem mudar:
continuamos vendo o pão e o vinho, mas substancialmente já não o são, porque
neles está realmente o Corpo, o Sangue, Alma e Divindade de Cristo.
Sagradas Escrituras: Mc 14,22:
"Tomai, este é Meu Corpo...".
Os Dogmas nos levam a ter
zelo em receber Nosso Senhor na Hóstia
Consagrada, dignamente BEM VESTIDOS, DE JOELHOS E NA BOCA (com atos externos e
internos) pois estamos diante de Deus que merece toda a honra e toda a glória,
não recebe-Lo na mão como se fosse um simples pedaço de pão.
Retirado do blog:
http://imeldaeucaristia.blogspot.com.br
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