No início do reinado de Luís XIII (1601-1643, Rei da França), o protestantismo ameaçava o reino. Pois, após as guerras de religião e do Édito de Nantes, o poder protestante tornou-se um Estado dentro do Estado.
O rei procurou reduzir o porto de La Rochelle (na costa atlântica da França), que havia se tornado um reduto fortemente apoiado pela Inglaterra. Para superar a resistência de La Rochelle, a pedido do rei, o Rosário foi recitado diante de toda a Corte, pelo convento dominicano do Faubourg Saint Honoré, em Paris.
Prontamente, o rei pediu aos dominicanos que instruíssem o exército e, para este fim, 15.000 terços foram distribuídos aos soldados... Assim, a cada noite, os protestantes podiam divisar as tropas cantando a Ave Maria e muitos cânticos, à luz de tochas, e levando uma estátua de Nossa Senhora em torno da cidade; La Rochelle caiu, rendendo-se às forças francesas, no dia primeiro de novembro de 1628.
Como agradecimento, Louis XIII construiu a Igreja e Nossa Senhora das Vitórias, em Paris, e consagrou o Reino da França à Maria Santíssima, no dia 10 de fevereiro de 1638.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário