Sobre um Cardeal vacilante na fé pesa a responsabilidade da nova eleição papal, onde ele se manifesta:
- A Certeza é o maior inimigo da Unidade, a maior inimiga da Tolerância. Se houvesse apenas Certeza e nenhuma dúvida não haveria mistério e, sem mistério, não haveria mais fé.
Observação Dom Bosco sobre o significado desta fala no filme:
Conforme o filme, se a Certeza é pecado, o pecado deixa de ser uma certeza, uma vez que não se pode ter a convicção de que Deus nos deu leis claras a serem seguidas, para o nosso bem e salvação.
Mas, a Fé não é uma resignação psíquica e consoladora diante de verdades absolutas que permanecem inacessíveis ao intelecto humano.
Ao contrário, a verdadeira Fé é a luz sobrenatural pela qual o nosso intelecto enxerga mais claramente as Verdades Eternas e a elas adere com uma vontade movida pela graça.
A "inimiga mortal" da unidade, da pluralidade, da tolerância não é a certeza doutrinal do depósito da fé, mas a sua relativização.
Sendo o homem feito para conhecer a verdade e amar o bem. É só pela certeza da fé no que Deus nos revelou através de sua Igreja que os diferentes grupos humanos podem alcançar a Paz que tanto desejam, porque só por ela se põem no caminho para o fim único a que todos somos chamados.