Minha lista de blogs

domingo, 20 de abril de 2014

SANTO ANDRÉ APÓSTOLO E SUA ÚLTIMA PRECE - A BELEZA DO HOLOCAUSTO POR PURO AMOR DE DEUS


Irmão de São Pedro, preso pelo pró-Cônsul Egéias, foi açoitado e depois suspenso numa cruz em “X” ou “Crux Decussata”, na qual sobreviveu por três dias, donde instruiu o povo.

Das notas biográficas extraídas da “Vida dos Santos” de Rohrbacher, temos:

“Santo André - primeiro Apóstolo a reconhecer Cristo, ao qual levou seu irmão Pedro, futuro primeiro Chefe da Igreja - teve sempre um grande amor à Cruz; na hora de sua morte, ao ver o madeiro no qual iriam pregá-lo, saudou-o com alegria.”

Todo ensangüentado, diante da sua cruz que era em forma de X, e por isto é chamada a Cruz de Santo André, e diante da sua cruz, exclama:

“Ó Cruz belíssima, que foste glorificada pelo contato que tiveste com o Corpo de Cristo! Grande cruz, docemente desejada, ardentemente amada, sempre procurada, e, afinal, preparada para meu coração apressado, desejoso de ti”.

Ele chama a cruz, que era uma coisa desprezada e um instrumento para prender criminosos, ele a chama: “Cruz belíssima”! Depois explica porque é belíssima: ela foi glorificada pelo contato que teve com o Corpo de Cristo.

E ele continua: “Cruz preparada para o meu coração, desejoso de ti; recolhe-me, ó cruz”.

E prossegue: “abraça-me, retira-me dos homens, leva-me depressa, diligentemente, ao Mestre; por ti, Ele me receberá; Ele que, por ti, a mim me resgatou”.

Três dias teve em agonia, mas seu último suspiro ainda foi voltado para a cruz:

“Senhor, Rei Eterno da Glória, recebei-me assim pendido, como estou, ao madeiro, à cruz tão doce. Vós sois meu Deus. Vós a quem vi, não permitais me desliguem na cruz; fazei isto por mim, Senhor, que conheci a virtude da vossa Santa Cruz”.

E expirou com estas palavras. Pode-se dizer que esta é uma morte tão bonita, que só a morte de Nosso Senhor pode ser mais bonita do que esta. Quer dizer, a última palavra em matéria da bonita morte!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário