Minha lista de blogs

terça-feira, 30 de agosto de 2016

A CABEÇA (RELÍQUIA) DE SÃO JOÃO BATISTA SE ENCONTRA ABRIGADA CANA CATEDRAL DE NOTRE-DAME DE AMIENS, FRANÇA.


Ainda hoje, a Catedral de Notre-Dame de Amiens, França, abriga a cabeça de São João Batista, relíquia adquirida em decorrência da Quarta Cruzada.

São João Batista, pregador da penitência, Rogai por nós!
São João Batista, precursor do Messias, Rogai por nós!

--------------------------


A Catedral de Notre Dame de Amiens - FR
Rue representa o apogeu do chamado “Gótico Clássico”, iniciado na Notre Dame de Paris, é considerada a mais perfeita catedral francesa. Esta catedral localiza-se em Amiens, a maior cidade da Picardia, no vale do Rio Somme, 100 km a norte de Paris.

A sua construção iniciou em 1220 e terminou em 1280, durante este período teve três arquitetos principais: Robert de Luzarches, Thomas de Cormont e Renaud de Cormont.

A construção da catedral neste período pode ser vista como resultado de uma necessidade e de oportunidade. A destruição dos antigos edifícios da cidade praticamente obrigou os moradores locais a erguer imediatamente uma nova catedral, aproveitando para fazê-la monumental.

Desde a sua construção até hoje, a catedral abriga a cabeça de São João Batista, relíquia adquirida em decorrência da Quarta Cruzada.

O seu impacto na cidade impulsionou a vida urbana e motivou o aparecimento de oficinas de artesãos e lojas de comerciantes, concentrando à sua volta toda a economia da cidade.

A catedral foi listada como Património Mundial da Unesco em 1981.

Nesta catedral, a noção de verticalidade que caracteriza os edifícios góticas é levada ao extremo pois este edifício é três vezes mais alto do que largo. O seu grande volume interior é de aproximadamente 200,000 m³ e as abóbadas de aresta da nave central medem 42,30 metros de altura, são as maiores abóbadas de uma nave de todas as catedrais francesas.

Aspirando a uma altura vertiginosa e a uma verticalidade extrema, o sistema de construção esquelética (arcos ogivais, abóbadas de cruzaria de ogivais, arcobotantes, estribo, pináculos, pilares, torres e vitrais) afirma-se em todo o seu esplendor técnico e estético:

A fachada de Amiens divide-se em cinco partes:

• No primeiro nível, três portais extremamente profundos dedicados ao Juízo Final, a S. Firmino e à Virgem Maria;
• A primeira galeria destaca-se pelas figuras dos 22 reis com 4,50m de altura;
• A galeria aberta, dita a gallerie des sonneurs;
• A rosácea domina a fachada com os seus vitrais;
• As duas torres enquadrando todo o conjunto.

O seu espaço interior é harmonioso, não há uma fragmentação dos elementos construtivos como no românico. A nave e a cabeceira estão separadas por um transepto, que, como em Notre-Dame e em Chartres, faz uma suave transição entre estes dois níveis do templo.

A cabeceira tornou-se mais complexa, ocupando cerca de um terço da área total da igreja e apresenta sete absidíolos.

O portal da catedral é o expoente da escultura gótica sendo todo ele decorado com estátuas-colunas e relevos esculpidos.
Neste trabalho foi-me proposto trabalhar sobre a catedral de Notre-Dame de Amiens.
Irei aprofundar como foi a sua construção, quais os seus aspetos técnicos, formais e estéticos e a sua arte a nivel da escultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário