Minha lista de blogs

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Aos pés da SS. VIRGEM de PENHORS (FINISTÈRE, FRANÇA)


Minha avó, nascida em Bigouden (Bretanha, França), foi testemunha oral desta história, que sempre me contava. O relato é simples, vivo e eloquente.
Bem acima da praia de Penhors (Finistère, França) se ergue uma estátua de granito da Virgem Maria, que está a olhar o mar e a abençoar suas vagas. Há séculos, todos os anos, no mês de setembro, acontece um perdão, na capela que está a poucos passos dali. E há séculos, os bigoudens lhe prestam homenagem e a invocam.
Aconteceu que, durante a guerra de 1939-45, a Bretanha foi invadida. Um dia, um destacamento militar da Wehrmacht serrou a cabeça da estátua, lançando-a ao longe, no mar. No dia seguinte ─ estupor! ─ O mar havia levado a cabeça de volta para a areia, deixando-a, justamente, diante da estátua da Virgem.
Acreditando que fosse uma fanfarronice local, os alemães pegaram a cabeça e, seguindo para um lugar mais afastado, tornaram a lança-la ao mar. No dia seguinte, novamente, as águas do mar devolveram a cabeça para o mesmo lugar. Raivosos, os alemães partiram ao largo e, novamente, relançaram a cabeça. Mas ela foi reencontrada, no mesmo local; diante da estátua de Maria. Eles estavam seguros de que, ela não mais retornaria à terra. Porém, na madrugada, lá estava ela, diante da estátua.
Eles ficaram tão espantados e amedrontados, que, imediatamente, repararam a estátua. A partir de então, nada mais aconteceu. Pode-se ver, ainda, na base da cabeça, uma leve e discreta fissura.
por Caroline HARDOUIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário