Minha lista de blogs

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O momento inicial da Tradição é o Coração de Maria !!!

Segundo recentes precisões exegéticas, os mais sérios biógrafos e exegetas joaninos -Padres Feuillet, Braun e Spicq - são acordes em afirmar que o Evangelho de João foi escrito bem tarde, tendo sido a última obra revelada. Em todas as Bíblias, o Apocalipse é o último livro. Contudo, não é o Apocalipse que a encerra e sim, o Evangelho de João. (...)

João não tinha pressa em escrevê-lo. Acho mesmo que João não tinha vontade de escrevê-lo - e isto é de fácil compreensão. Quando se é testemunho de alguns fatos, quando se está muito ligado a alguém - eram fortes os laços entre Jesus e João - não se tem vontade de escrever sobre esta ligação. Além disso, enquanto vivia entre os Apóstolos, não seria delicado, em relação aos outros, que escrevesse: "Eu sou o discípulo amado".

Podemos ponderar que João encontrou Lucas, um intelectual, artista, dono de inteligência fina e atilada. Ele escrevia bem, num grego perfeito, enquanto o idioma grego utilizado por João era bem mais caótico. João, então, encontrou Lucas que deve ter escrito tudo o que o jovem Apóstolo lhe comunicara. Esta ligação entre um e outro, me faz lembrar o que Deus realizou entre Moisés e Aarão, no instante da escolha de Moisés. Quando Deus pediu a Moisés que fosse ao encontro do Faraó, para que este libertasse o povo de Israel e o fizesse sair do Egito, Moisés teve medo e logo encontrou uma desculpa: "Perdão, meu Senhor, eu não sou nada eloqüente." Ao que Deus lhe respondeu: "Não existe Aarão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele fala bem." Moisés recebeu, então, a inspiração - Deus estava em seu coração e em seus lábios e indicar-lhe-ia o que fazer. "Aarão falará por ti ao povo. Ele será a tua boca." Deus gosta de geminar os seus instrumentos. (Ex 4, 13-16)

Não existem semelhanças entre João e Lucas? João não gagueja, não tartamudeia, mas sua doce personalidade demonstrava que tinha o coração pleno de amor, o que seria uma outra forma de gaguejar, ou melhor, de não ordenar as palavras. Estas não se afirmavam. E quando encontrou Lucas, ele se sentiu desobrigado, aliviado. É maravilhoso: Lucas iria transmitir tudo o que João tinha a dizer e tudo o que Maria transmitira a João. É por este motivo que o Evangelho de Lucas está tão próximo ao Evangelho de João e os bons exegetas observaram com argúcia a dependência de Lucas em relação a João.

Trecho do livro Suivre l'Agneau (Seguir o Cordeiro) do Padre Marie Dominique Philippe
Saint Paul, 2005 pp. 48 a56

Nenhum comentário:

Postar um comentário