Minha lista de blogs

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A SYNAXE DE NOSSA SOBERANA, A SANTÍSSIMA MÃE DE DEUS


A Synaxe da Mãe de Deus caracteriza-se, provavelmente, como a mais antiga das festas marianas (século V) e celebra Maria como "Paraíso espiritual do 'Segundo Adão', Templo da Divindade, Ponto que religa a Terra ao Céu, Escada por meio da qual Deus desce à Terra e o homem sobe ao Céu, a Mãe de Deus que se tornou mais venerada que os Querubins, os Serafins e todas as outras Potestades celestes; tendo abrigado o Cristo, seu seio tornou-se mais vasto do que o Céu", pois, a partir de então, ele tornou-se o Trono de Deus. Graças a Maria, o homem foi elevado a um posto mais alto que o dos Anjos e a glória da Divindade resplandeceu no corpo.

Diante de tal mistério, o espírito humano, enleado, prefere prosternar-se no silêncio e na fé, "pois, onde quer que seja, onde Deus quiser, a ordem da natureza perde a sua força e torna-se vencida". José, o Silencioso, iluminado pela estranha luz que brilhava nas trevas da gruta, contempla a Virgem Santíssima, tranqüila e radiante, sentada junto à Criança, que ela mesma envolvera em faixas e colocara no presépio.

Um novo modo de existência se abre para a natureza humana, porquanto Deus escolheu a virgindade para nascer corporalmente neste mundo, assim também, foi por meio da virgindade que Ele quis aparecer, nascer e crescer de forma espiritual, na alma de cada cristão que seguirá em sua vida o modelo da conduta da Mãe de Deus." "Maria, Tu, que maravilhosamente criaste o homem, mais maravilhosamente, ainda, restabeleceste a sua dignidade"

Segundo São Gregório o Teólogo - Discurso 38 sobre a Natividade.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
O QUE É SINAXE:

Termo quase desconhecido antes do aparecimento do cristianismo, tornou-se palavra técnica na liturgia bizantina para indicar, tanto a assembléia dos fiéis quanto a Eucaristia, mais exatamente a comunhão.

SINAXE e o homônimo SINAGOGA provém da mesma raíz grega. Os primeiros cristãos, para diferenciar suas assembléias das dos judeus, e, depois das dos hereges, adotaram uma diferente desinência (conforme epif., PANAR. 30,18).

São Cirilo de Jerusalém distingue claramente as assembléias que se realizavam no domingo e no dia da Ascenção do Senhor, da qual fixa a ordem das leituras (Cat. XIV, 24), daquelas das quais dava suas instruções catequéticas. Enquanto Crisóstomo não parece manter esta distinção, Basílio fala de uma sinaxe visível e de uma sinaxe espiritual dos fiéis que servem a Deus em espírito e verdade, e que chama de santa (Hom. 1 in psalmum 28).

O termo indica ainda a participação dos fiéis na celebração dos Santos Mistérios e na sua íntima união com Cristo, e ainda, mas distanciando-se da acepção original, a forma de oração ou de culto dos monges e das monjas (Apophthegmata Patrum: PG 65,220). No ambiente monástico latino aparece tardiamente com o significado de Colecta e indica tanto a celebração litúrgica, que tem o ponto culminante na Eucaristia, quanto a celebração composta pela oração e a salmodia. (Reg. São Benedeto XVII, 17) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário