Minha lista de blogs

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A ESCADA DO PRETÓRIO DE PILATOS, QUE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, DEPOIS DE FLAGELADO, SUBIU PARA SER APRESENTADO AO POPULACHO JUDEU.


Ela foi trazida no século IV de Jerusalém para Roma, por Santa Helena. Mãe do Imperador Constantino. Encontra-se em frente ao Palácio Laterano (*) que faz um só corpo com a Basílica de São João de Latrão. É um velho costume romano subi-la de joelhos, sobretudo na Quaresma.”

Depois de contemplar o cenário, o penitente comovido e enlevado dobra os joelhos e inicia a subida. Já no segundo degrau depara-se com uma marca saliente. Junto a ela, todos se detém e osculam uma placa de vidro. Satisfazendo a curiosidade, descobre-se que: “Trata-se do lugar onde caiu uma gota do Sangue que Nosso Senhor derramou.”

Mais alguns degraus e outras duas placas semelhantes surgem. No último, o vigésimo oitavo, outra placa indicava a presença de mais uma gota do precioso Sangue. Os joelhos doem, mas pensa-se consigo mesmo: se por tão pouco sente-se tal incômodo, o que não terá sido a dor do Divino Salvador neste passo da Paixão? Ele que tinha o direito de ser obedecido, servido e glorificado, foi coberto de injúrias e transformado em “um leproso no qual nada havia de são”, segundo as palavras da Sagrada Escritura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário