Minha lista de blogs

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

COMO OS APÓSTOLOS MORRERAM ???


O martírio dos apóstolos foi anunciado por Nosso Senhor Jesus Cristo:

- “Por isso, diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns e perseguirão outros” (São Lucas 11.49).

- “E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa do meu nome” (São Lucas 21.16-17).

- “Se a mim me perseguiram também vos perseguirão a vós… mas tudo isso vos farão por causa do meu nome” (São João 15.19-20).

- “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos… eles vos entregarão aos sinédrios e vos açoitarão nas suas sinagogas, e sereis conduzidos à presença dos governadores e dos reis, por causa de mim…” (São Mateus 10.16-18).

Com relação aos sofrimentos e martírio de São Paulo, Nosso Senhor revelou: “Eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome” (Atos 9.16).

Conheçamos um pouco o chamado dos apóstolos e vejamos como eles morreram:



São Mateus

Após a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, São Mateus fez do seu próprio país seu campo missionário, pregando para os próprios Judeus.  Percorreu a Judéia, Etiópia e Pérsia, pregando e ensinando. Morreu à espada na cidade de Etiópia.

Santo André

Era irmão de São Pedro, filhos de um pescador da Galiléia de nome Jonas. Ele vivia em Cafarnaum e era um seguidor de São João Batista antes de ser apresentado a Nosso Senhor Jesus Cristo. Ao ver Nosso Senhor, reconheceu-o imediatamente como sendo o Messias, e foi o seu primeiro apóstolo. Foi para a Grécia e pregou na província de Acaia (província romana que, com a Macedônia, formava a Grécia). Ali sofreu o martírio e foi amarrado numa cruz em forma de xis (não foi pregado) para que seu sofrimento se prolongasse. Da cruz pregou ao povo até morrer. Séculos mais tarde, seus restos mortais foram levados para Escócia. O navio que os transportava naufragou numa baía que assim foi denominada de Baía de Santo André. Santo André pregou na Grécia e Ásia Menor. Foi discípulo de João Batista, de quem ouviu a seguinte afirmação sobre Jesus: “Eis aqui o Cordeiro de Deus”. Santo André comunicou as boas notícias ao seu irmão Simão Pedro: “Achamos o Messias” (João 1.35-42; Mateus 10.2).

São Filipe

Natural de Betsaida, cidade de Santo André e São Pedro. Um dos primeiros a ser chamado por Jesus, a quem trouxe seu amigo Natanael (João 1.43-46). Diz-nos Policrates, que foi Bispo de Éfeso durante o séc. II, que São Filipe foi para a Ásia e foi sepultado em Hierápolis. Pregou na Frígia e morreu mártir, enforcado num pilar, em Hierápolis (Ásia Menor).

São Bartolomeu

Nas crônicas a seu respeito consta que ele foi morto a chicotadas e seu corpo foi colocado num saco, atado e jogado ao mar. Natural de Caná da Galiléia. Recebeu de Jesus uma palavra edificante: “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo” (São Mateus 10.3; São João 1.45-47) Exerceu seu ministério na Anatólia, Etiópia, Armênia, Índia e Mesopotâmia. Foi esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo.



São Simão

Dos seus atos como apóstolo nada se sabe. Está incluído na lista dos doze, em São Mateus 10.4, São Marcos 3.18, São Lucas 6.15 e Atos 1.13. Julga-se que morreu crucificado.

São Tiago Menor

Pregou na Palestina e no Egito, sendo ali crucificado. Filho de Alfeu (Mateus 10.3). Missionário na Palestina e no Egito. Escreveu uma das epístolas bíblicas. Foi precipitado de um pináculo do templo de Jerusalém ao solo; a seguir, foi atacado por se recusar a denunciar os cristãos, sendo apedrejado até a morte, por ordem do sumo sacerdote Ananias, no ano 62.

São Judas Tadeu

Foi quem, na última ceia, perguntou a Nosso Senhor: “Senhor, por que te manifestarás a nós e não ao mundo?” (São João 14, 22-23). É autor de uma das cartas do Novo Testamento (Carta de Judas). Diz à tradição que pregou o Evangelho na Mesopotâmia, Edessa, Arábia, Síria e também na Pérsia, onde foi martirizado juntamente com São Simão.

Judas Iscariotes, o traidor

Filho de Simão iscariotes. Ele traiu a Jesus por trinta moedas de prata, enforcando-se um dia após entregar Nosso Senhor às autoridades judaicas. Tirou sua vida e não acreditou no perdão de Deus. (São Mateus 26,14-16; 27:3-5).



São Pedro

Era pescador, natural de Betsaida. Confessou que Jesus era “o Cristo, o Filho do Deus vivo” (São Mateus 16.16). Foi testemunha da Transfiguração (São Mateus 17.1-4). Negou Jesus três vezes, mas se arrependeu amargamente. Seu primeiro sermão foi no dia de Pentecostes. Durante a perseguição de Nero, sofreu martírio. Pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por achar-se indigno de morrer na mesma posição que seu mestre Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, morreu sufocado com seu próprio sangue.

São Tiago Maior

Natural de Betsaida da Galiléia, pescador (São Mateus 4.21; 10.2). Filho de Zebedeu e irmão do também apóstolo São João Evangelista. Ele sofreu martírio em 44 d.C., quando Herodes Agripa mandou prender São Pedro. Foi decapitado em Jerusalém. Foi o primeiro dos apóstolos a morrer pela fé. A partir dos séculos passou a ser venerado na península Ibérica, sendo o grande protetor contra os mouros (árabes/muçulmanos). A Espanha tornou-o seu patrono, Santiago de Compostela, onde, até hoje, é reverenciado como padroeiro. Sua devoção expandiu-se na América com as Grandes Navegações e, até hoje, ele é muito venerado no Chile, México, Peru…

São João Evangelista

O único que permaneceu junto à cruz (São João 19.26-27). Era irmão de Tiago Maior. O primeiro a crer na ressurreição de Cristo (São João 20.1-10). Foi o que viveu mais tempo. Da Ilha de Patmos, onde esteve preso, regressou à cidade de Éfeso e teve morte natural. É o apóstolo que recebeu de Nosso Senhor a missão de cuidar da Santíssima Virgem. “O discípulo que Jesus amava” (S. João 13.23). Em Éfeso São João fundou várias igrejas. Na ilha de Patmos, no mar Egeu, para onde foi desterrado, teve as visões referidas no Apocalipse (Ap 1.9). Foi lançado numa caldeira de azeite fervendo, em Roma, mas escapou ileso. Teve morte natural com idade de 100 anos aproximadamente.

São Tomé

Viajou e pregou os ensinamentos de Nosso Senhor em vários países, como Pérsia, Índia e inclusive nas Américas.. Só acreditou na ressurreição de Jesus depois que viu as marcas da crucificação (S. João 20.25). Seu martírio se deu por ordem do rei de Milapura, na cidade indiana de Madras, no ano 53 da era cristã.

São Paulo

São Paulo não conviveu com Nosso Senhor Jesus Cristo; nem por isso deixou de ser mais importante. Pelo contrário, é considerado o responsável pela conversão dos povos gentios e até defendeu esta necessidade junto aos demais apóstolos. Seu nome era Saulo, judeu, um cidadão romano, soldado e chefe de uma guarnição romana. A caminho da cidade de Damasco, Deus falou com ele. A partir daquele dia sua vida mudou e seu nome passou a ser Paulo. Morreu mártir, sendo decapitado no mesmo ano de São Pedro e pelo mesmo motivo, mas em ocasiões diferentes. É o apóstolo dos gentios por causa da sua grande obra missionária nos países gentílicos. Ele foi um dos primeiros a ver que não só os judeus poderiam ser batizados, mas todos: gregos, romanos, egípcios, etc. Escreveu várias cartas para as localidades por onde passara. Foi decapitado em Roma por ordem do imperador Nero.

São Lucas

Era médico. Não conheceu Jesus pessoalmente. Recolheu inúmeros relatos (principalmente dos apóstolos) e escreveu seu Evangelho. Ele também escreveu o Ato dos Apóstolos. Foi enforcado em uma oliveira na Grécia.

São Matias

Escolhido para substituir Judas Iscariotes. Exerceu sua ação apostólica na Judéia, Alexandria e Macedônia. Foi martirizado na Etiópia.

São Tadeu

Não há relatos sobre a sua morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário