Minha lista de blogs

terça-feira, 5 de julho de 2022

Os dois servos de Maria...........

 


Numa noite do ano 1215, São Domingos velava e rezava na basílica de São Pedro, em Roma, e eis que o Senhor Jesus apareceu, no céu, tendo na mão três lanças, disposto a atirá-las contra o mundo. A bem-aventurada Virgem Maria, sua Mãe, prostrando-se de joelhos aos seus pés, suplicava-lhe que perdoasse aqueles que Ele havia resgatado, e que aplacasse e temperasse a sua justiça pela sua misericórdia.

Seu Filho lhe dizia: “Não vede as injúrias que eles me fizeram? Minha justiça não poderia deixar tantos crimes impunes”. E Maria, sua mãe, respondeu: “Como sabeis, vós que tudo sabeis, existe uma forma de levá-los a vós. Ei-la: Eu tenho um servo fiel, enviai-o ao mundo. Ele irá anunciar a vossa Palavra aos homens e eles converter-se-ão e vos irão buscar; tenho outro servo, que lhe darei como ajuda, e ele irá trabalhar na mesma tarefa”. O Filho de Deus disse à sua Mãe: “Vossa visão me desarmou; mas, peço-vos que me mostre aqueles que destinais a uma tão grande missão. (...)

Então, a Mãe de Deus apresentou ao Senhor o bem-aventurado Domingos. “Eu o aceito ─ disse o Filho de Deus ─, ele fará muito bem e com muito zelo tudo o que dissestes”. Maria apresentou-lhe, em seguida, o bem-aventurado Francisco, e o Salvador o aprovou, igualmente.

Ora, o bem-aventurado Domingos, considerando, atentamente, naquela visão, o companheiro que ele ainda não conhecia, encontrou-o no dia seguinte, numa igreja e o reconheceu, segundo o que havia visto durante a noite. Imediatamente, jogou-se em seus braços, e abraçando-o fortemente, junto ao coração, com santa efusão, disse: “Tu és meu irmão de armas: caminharás comigo com os mesmos passos, e nenhum inimigo prevalecerá contra nós”.

Em seguida, contou-lhe a sua visão e, a partir de então, eles passaram a ser um só coração e uma só alma em Deus; e recomendaram a seus filhos que o mesmo deveria ser feito entre eles, sempre, com todo o amor e reverência, e aquele gesto tão simples deixou, sobre o oceano dos séculos, um indestrutível rasto e as duas milícias mendicantes encontraram naquela união, o símbolo de sua eterna aliança. Este é o motivo pelo qual o Patriarca dos Pregadores tem, em nós, franciscanos, seu lugar e a ele nós oferecemos, igualmente, o título de Pai.

Em Les Fleurs Franciscaines (As Flores Franciscanas), 2ª série, página 187 e também em São Domingos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário