Minha lista de blogs

domingo, 23 de outubro de 2011

Nossa Senhora de Kazan !!!

 

Nossa Senhora de Kazan (Kazanskaya – Russia)

A milagrosa aparição desse ícone dos moradores Kazan se deu em 08 de julho de 1579, um quarto de século após a conquista do Canato de Kazan, durante uma campanha encabeçada pelo rei Ivan, o Terrível (quando do cativeiro foram libertados cerca de 100 000 russos, tártaros que começaram a se educar à luz da fé cristã) e logo em seguida ao surgimento do arcebispado Departamento de Kazan (1555).
Foi um momento em que, através do trabalho missionário, o primeiro arcebispo de Kazan St. Gury (comemorado em 05 de dezembro de 1563) e seus assistentes-Arquimandrita Herman (comemorado em 06 de novembro de1567) e Varsonofi (memória, 11 de abril de 1576), Kazan tornou-se gradualmente uma cidade cristã, com um monte de igrejas e vários mosteiros. No entanto, o Islamismo desde a obstinada resistência em Kazan e área circundante deixou milhares de muçulmanos e pagãos. Pela falta de devotos Cristãos fervorosos prontos para a confissão, o cristianismo, por vezes, abriu caminho para o ataque de elementos estranhos e hostis. Foi necessária uma ajuda maravilhosa de cima, revelado através do ícone milagroso da Mãe de Deus, nomeado Kazan. A narrativa do fenômeno do ícone seguido por seus milagres, foi elaborada em 1594, 15 anos depois de sua aparição ao Metropolita de Kazan Ermogenom (mais tarde o Patriarca de Moscovo e de Toda a Rússia, martirizado em 1612). 
Em junho 1579 Kazan sofreu um terrível incêndio, que transformou em cinzas a metade da cidade. Não muito longe do local onde o incêndio começou, a casa de Arqueiro Daniel Onuchina foi incendiada. Poucos dias depois do incêndio, o arqueiro decidiu começar a reconstruir uma nova casa no mesmo local, que estava em cinzas. Então, sua filha, de dez anos Matryona (Matrona), Nossa Senhora apareceu em sonho e ordenou dizer ao Arcebispo de Kazan e aos magistrados da cidade, que estava escondida neste lugar da terra o seu ícone. Matryona indicou onde encontrá-lo. A menina descreveu sua visão a mãe, que inicialmente não prestou a devida atenção ao sonho profético da moça. Após a terceira visão e um lembrete, Matrona ficou chorando e implorou a mãe que cumprisse o mandamento da Santíssima Virgem. Nessa época, sua mãe ouviu a filha, no entanto o Arcebispo Jeremias e os funcionários municipais não acreditaram nelas.

Então, a mãe de Matrona tomou a pá e começou a cavar naquele ponto. O tesouro foi logo encontrado no local onde estava antes o fogão. Isso ocorreu em 08 de julho de 1579, dia da festa de St. grande mártir Procópio. Recuperou então o ícone (com algumas diferenças) do ícone milagroso de Nossa Senhora Blakhernae escrito pelo santo evangelista Lucas.
Tão logo a notícia da descoberta milagrosa do ícone foi espalhado pela cidade, veio a ela uma variedade de moradores de Kazan. O Arcebispo Jeremias e os magistrados em lágrimas imploraram o perdão da Rainha do Céu, pela falta de fé. O arcebispo mandou chamar todos os sobreviventes ao templo de fogo e fez uma procissão até o ícone, o mais próximo da igreja de São Nicolau, que foi servido antes do ícone da primeira oração. Em seguida, o ícone foi solenemente transferido para a Catedral da Anunciação e no caminho aconteceu a primeira cura milagrosa – um homem cego recebeu a visão, Joseph, que há três anos não via nada. Na Catedral da Anunciação foi curada outro cego – Nikita. Com o ícone milagroso na direção do Arcebispo Jeremias tinha feito uma lista e enviar o mesmo em 1579, juntamente com a descrição dos acontecimentos e milagres em Moscou. 

O Czar Ivan, o Terrível, ordenou que no local encontrando fosse construido um templo e um convento (em honra de Nossa Senhora da Odigitrii) para freiras. Durante o Tempo das Perturbações, quando a terra russa foi dilacerada pela guerra civil, queriam sentar no trono de Moscou, estranhos e gentios. Com a insistência da Igreja Ortodoxa na pessoa de Hermógenes de Moscovo St. o povo russo passou a defender a santa fé e a casa Pátria, da Santíssima Virgem. ” O Voevoda Campeão patrocinavam as tropas russas, e pela sua intercessão da Rússia foi salvo. A milícia de Kazan trouxe uma lista do ícone milagroso e entregou ao príncipe Dimitri Mikhailovich Pozharsky. Com Milícia, superou-se enormes dificuldades e o grande anfitrião Otbivshemu, realmente queria ajudar os poloneses sitiados em Moscou, que ainda tinham que invadir a cidade da China e do Kremlin. O exército Ortodoxo da Russa durante três dias jejuou e orou para a Virgem Santíssima de misericórdia diante do ícone de Kazan, para que a Senhora Imaculada atendesse suas orações. Nestes dias, no Kremlin estava morrendo de fome e definhando no cativeiro o Arcebispo Arseny. Na noite de 22 de outubro ele foi a Sérgio S. de Radonezh, e disse: “. Arseniy, nossas orações são ouvidas; o  tribunal Dame predestinado de Deus e da pátria oferecerá misericórdia; Moscou sairá das mãos dos sitiantes, e a Rússia será salva” A boa notícia conseguiu alegrar as tropas russas, que apelando para a Rainha do Céu, invadiram a cidade da China e dois dias depois, entraram no Kremlin. Em honra deste evento, o rei Michael Feodorovich estabeleceu a celebração ao ícone de Kazan, pro meio de uma procissão religiosa duas vezes por ano – 08 de julho e 22 de Outubro. O príncipe Dimitri Pozharskii colocou Nossa Senhora de Kazan em sua paróquia em honra da Apresentação da Virgem Maria Igreja. Cerca do ano 1636 o ícone foi transferido para Catedral Kazan pelo príncipe, construída em gratidão ao Senhor e Sua Santíssima Mãe, pela salvação de Moscou e da Rússia. O ícone milagroso foi colocado na capela sobre o túmulo de um organizador de milícias Kozma Minin em Nizhny Novgorod Santo Transfiguração Catedral.
Em 1709, na véspera da vitória em Poltava, o Imperador Pedro pediu diante do Ícone de Kazan que protegesse o exército russo. Em 1701 a lista estimada do ícone de Kazan foi levantado em São Petersburgo. No dia da consagração na Catedral de Kazan, 15 de Setembro de 1811, o ícone milagroso foi solenemente transladado. Em 1812, antes de deixar o exército, na Catedral Kazan, o príncipe Mikhail Kutuzov estava de joelhos diante do Ícone de Kazan da Mãe de Deus ouvindo ladainhas e chorando pediu a Virgem Puríssima Maria para salvar a Rússia. No final do culto de oração arcipreste da catedral trouxe Senhora de Kazan, em um medalhão, que o príncipe colocou em seu peito. No dia da celebração do ícone de Kazan – 22 de outubro de 1812 as tropas russas, sob o comando de generais e Miloradovich Platov dividiram retaguarda do Marechal Davoust, que foi a primeira derrota do até então invencível exército francês.
Menos de seis meses depois, na Catedral Kazan, em 25 dezembro de 1812, houve agradecimento e rogação “para a libertação da Rússia da invasão dos gauleses. Aqui, o Ícone de Kazan da Mãe de Deus, após a guerra, reuniu o povo russo, em gratidão pela libertação de seus inimigos. Os cossacos do Don trouxe um presente repulsa dinheiro roubado do inimigo a partir do qual foi lançado pelo iconostasis da catedral, eo exército de toda a Rússia caiu diante da imagem milagrosa de Nossa Senhora Vitoriosa seus troféus: as cidades-chave, capturados de bandeiras do inimigo, águias, cetro imperial e outros sinais da glória militar. Catedral em homenagem ao ícone de Kazan, se tornou um templo-monumento da vitória do povo russo na Segunda Guerra Mundial em 1812.
O ícone, que foi encontrado tornou-se santuário de um povo, um sinal da participação especial da Senhora da Santíssima Virgem no destino da Rússia. Não é por acaso que a imagem Kazan está numa lista de Blakhernae antigo ícone Odigitrii-Putevoditelnitsy, escrito pelo evangelista Lucas, que se identificou com Imaculada Virgem Mãe de Deus e abençoou com estas palavras: "Grace Rozhdshegosya de mim e minha misericórdia para com estes ícones”. O ícone de Kazan é diferente da antiga imagem Odigitrii que apenas inclinou a cabeça da Virgem ao Menino Jesus.
Inúmeras graças se alcança da Virgem Mãe de Deus ao se rezar diante do ícone de Kazan -  ela é um dos mais populares imagens da Virgem Maria na Rússia, padroeira do povo ortodoxo russo. Particularmente o venerado ícone de Kazan milagrosa reside na Sé Patriarcal de Moscovo da Epifania.
Há várias listas de ícone de Kazan "milagrosa", maravilhas famosos da misericórdia de Deus sobre toda a Rússia: em Vyazniki (região de Vladimir) e Nizhny Lomov (Penza região), em Tobolsk e Suzdal, Vitebsk e Kargopol, Arzamas, Vologda, e muitos outros lugares.
Ante Nossa Senhora de Kazan, o Santo Patriarca de Moscovo e toda a Rússia, Sergei (1943 – 1944), rezaram durante a Grande Guerra Patriótica, pregava sermões, e pregaram a fé na vitória sobre o fascismo alemão. Para os cristãos ortodoxos russos este ícone ainda incorpora a idéia da oração de intercessão e da intercessão da Virgem Maria para aaquela Pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário