Minha lista de blogs

segunda-feira, 9 de abril de 2012

O VENERÁVEL MONGE "GABRIEL L´IBÈRE" RECOLHE O ÍCONE DA "PORTAÏTISSA" (GUARDIÃ DA PORTA) DAS ÁGUAS DO MAR



Segundo o Mosteiro Ortodoxo, 
http://monastere-orthodoxe.chez-alice.fr


No tempo da heresia iconoclasta, piedosa viúva lançou ao mar um magnífico Ícone da Mãe de Deus, para salvá-lo da destruição. Anos se passaram e, no século XI, os monges do Monastério de Iviron observaram, durante vários dias, imensa coluna de fogo que se erguia do mar, em direção ao céu. A coluna parecia ligar o antigo Ícone da Virgem Santa - que flutuava, de pé, sobre as águas - aos páramos celestes. Os religiosos tentavam se aproximar, mas, quanto mais tentavam, mais o Ícone se afastava, levado pelas ondas.

Naquela época, Gabriel, Santo monge georgiano que vivia em Iviron, costumava passar o verão numa tranqüila montanha, próxima ao Monastério. Vestia-se com uma túnica simples e só se alimentava de ervas. Seu aspecto era o de um anjo. A Mãe santíssima lhe apareceu e ordenou-lhe que fosse até a beira do mar para recolher o Seu Ícone. Todos os monges estavam reunidos e, impressionados, assistiram àquela cena incrível: Gabriel caminhando sobre as águas, seguro, como se estivesse em terra firme, se aproximou do Ícone, tomou-o nos braços e o trouxe até a margem, sendo acolhido pelos monges que entoavam Hinos de Ação de Graças à Virgem Santíssima. Em seguida, o Ícone foi levado para o Catholicon do Mosteiro.

No dia seguinte, pela manhã, chegado o momento de acender as lamparinas para o Ofício Divino, o sacristão constatou que o Ícone havia desaparecido. Após intensa procura, encontraram-no, logo acima da porta de entrada do Mosteiro. Repetidas vezes, colocaram-no, novamente, no Santuário, mas o Ícone sempre desaparecia, colocando-se no alto do portal do Templo. Enfim, a Mãe de Deus apareceu a Gabriel e pediu-lhe que explicasse aos monges que Ela não queria ser guardada e protegida por eles, mas que tinha vindo para preservá-los de todos os perigos, na vida presente, como na futura, de acordo com a graça que Ela havia adquirido de Seu Filho quando lhe solicitara que a Montanha Santa lhe fosse dedicada, tornando-se o Seu "Jardim".

Desde então, a "Portaïtissa" (Guardiã da Porta) é venerada numa capela que foi construída, justamente, na entrada do Mosteiro. Este Ícone foi responsável por tantos milagres, desde os que garantiram a proteção de Iviron e da Montanha Santa, em tempos de perigo e tribulação, como, simultaneamente, os que socorreram as pessoas, em suas angústias. Maria passou a ser considerada como o Ícone, por excelência, da Mãe de Deus, misericordiosa. O povo russo venera, essencialmente, uma cópia deste Ícone, que está exposta em Moscou, e que vem realizando inúmeros milagres, assim como o original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário