Minha lista de blogs

quarta-feira, 16 de maio de 2012

O ESCAPULÁRIO DE NOSSA SENHORA DO MONTE CARMELO


Segundo Monsenhor Paul Guérin, Edição de 1863

São Simão Stock nasceu de ilustre família, na cidade de Kent (Inglaterra), na qual o pai exercia o posto de governador. Sua mãe o consagrou à Virgem Santíssima e, antes de completar um ano de idade, ele já articulava, distintamente a saudação angélica "Ave Maria". Aos doze anos, Simão retirou-se no deserto e passou a viver no côncavo de uma árvore, o que originou o seu sobrenome, Stock, que significa "tronco de árvore", em inglês. No seio desta retirada agreste, suas preces subiam ao céu sem cessar e ele passou vinte anos na mais completa solidão, alimentando a alma com as celestes delícias da contemplação. Tendo-se privado da conversa com os homens, usufruía o diálogo com a Virgem Santíssima e o colóquio com os anjos que o exortavam a perseverar na vida escolhida, a da renúncia e do amor. A Rainha do Céu lhe informou que, em breve, desembarcariam na Inglaterra eremitas vindos da Palestina, acrescentando que ele deveria se associar a estas pessoas, consideradas por Ela como seus servidores. Com efeito, Jean lord Vesoy e Richard lord Gray de Codnor retornavam da Terra Santa, acompanhados de alguns eremitas do Monte Carmelo: São Simão Stock juntou-se aos forasteiros em 1212 e, em pouco tempo, no ano de 1215, foi eleito vigário geral da Ordem do Carmo.

Abandonado por qualquer auxílio humano, São Simão recorria à Virgem, com toda a amargura de seu coração, rezando muito e pedindo-Lhe que fosse propícia à sua Ordem, tão provada, e que desse um sinal de sua aliança com ele. Na manhã do dia 16 de julho de 1251, suplicava com maior empenho à Mãe do Carmelo sua proteção, recitando a bela oração por ele composta, Flos Carmeli. Segundo relatou ao Pe. Pedro Swayngton, seu secretário e confessor, de repente "a Virgem me apareceu em grande cortejo e, tendo na mão o hábito da Ordem, disse-me: 'Recebe, diletíssimo filho, este Escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do Carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e prova de uma proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno'." Por meio de São Simão Stock, a devoção ao escapulário, essa graça especialíssima, foi imediatamente difundida pelos lugares onde os carmelitas estavam estabelecidos, e autenticada por muitos milagres que, ocorrendo por toda parte, fizeram calar os adversários dos Irmãos da Santíssima Virgem do Monte Carmelo. O escapulário tornou-se valioso, não somente para o povo, mas, igualmente, para muitos reis e príncipes que se sentiram muito honrados em levar ao peito esta marca dos servidores da Santíssima Virgem.

São Simão atingiu extrema velhice e altíssima santidade, operando inúmeros milagres, tendo também obtido o dom das línguas. Enfim, já centenário, chegando a Bordeaux, na França, quando se dirigia a Toulouse para o Capítulo Geral da Ordem, entregou sua alma a Deus, a 16 de maio de 1265. De sua tumba saíram raios de luz durante 15 dias após o sepultamento, o que levou os religiosos a comunicarem o portento ao Bispo. Este chegou ao túmulo, acompanhado do clero e de algumas pessoas leigas. Tendo constatado o fenômeno, mandou que o sepulcro fosse aberto, e constatou que o corpo do santo emitia raios de luz e exalava delicada fragrância. A Igreja acrescentou as suas últimas palavras à saudação do Anjo: "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte."

Nenhum comentário:

Postar um comentário