Minha lista de blogs

quinta-feira, 12 de junho de 2014

E DISSE O ARCANJO SÃO GABRIEL: “É verdadeiramente digno proclamar-te, Mãe de Deus”



Numa certa noite do ano 982, um monge desconhecido bateu à porta do mosteiro do Monte Atos onde se encontrava o jovem discípulo de um velho monge, ausente naquela noite. Esse jovem acolheu o peregrino para passar a noite. Eles se reencontraram na madrugada para cantar o Ofício. Porém, quando chegaram à nona ode (...), diante do ícone da Mãe de Deus, o estrangeiro pediu que falasse antes as seguintes palavras : "É verdadeiramente digno proclamar-Te, Mãe de Deus, sempre bem-aventurada e Toda Imaculada, e Mãe do nosso Deus... " .

Surpreendido ao ouvir este cântico, o discípulo pediu ao hóspede que o anotasse, e como eles não encontraram um papel, o monge sem dificuldade gravou com o dedo o hino sobre uma placa de pedra. Ele acrescentou: "Que a partir desse dia, todos os Ortodoxos cantem assim o hino à Mãe de Deus”. E desapareceu.

Na sua volta, tomando conhecimento do ocorrido o ancião entendeu que o monge estrangeiro não era outro senão o Arcanjo Gabriel e anunciou o milagre (…) aos Anciãos. Eles (...) transferiram o Ícone, diante do qual acontecera o prodígio, para dentro da Igreja do Protaton, onde permanece desde então (...). Este ícone de l' "Axion estin” é com a Portaitissa o mais famoso dos ícones milagrosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário