Minha lista de blogs

sexta-feira, 6 de junho de 2014

04. PAPA, SÃO CLEMENS (88 - 97): SUAS OBRAS PASTORAIS E NORMAS LITÚRGICAS DISCIPLINARES


- Foi Discípulo de São Pedro e um dos primeiros a receber o batismo diretamente deste.

- Foi contemporâneo e colaborador de são João e são Filipe.

- Restabeleceu o uso da Crisma, segundo a tradição de São Pedro.

- Iniciou o uso da palavra Amém nas Cerimônias Religiosas.

- Governou a Igreja levando avante a evangelização firmemente centrada nos princípios da doutrina, e enfrentou as divisões internas da Igreja (fiéis e presbíteros), onde os mais jovens usurpavam as prerrogativas dos mais velhos.

- Foi considerado o autor da célebre carta anônima enviada aos coríntios, que não seguiam as orientações de Roma e pretendiam desligar-se do comando único da Igreja. Através da carta, Clemente I animou-os a perseverarem na fé e na caridade ensinada por Cristo, e participarem da união com a Igreja.

- Estabeleceu normas precisas referentes à ordem eclesiástica hierárquica (bispos, presbíteros, diáconos) e ao primado da Igreja de Roma.

OBS: Foi preso no reinado de Trajano, condenado ao exílio com trabalhos forçados nas minas de cobre de Galípoli; no ano 97, renunciou em favor de Santo Evaristo. Converteu muitos presos e por isso, no ano 100 foi atirado ao mar Negro com uma âncora amarrada ao pescoço. Seu corpo foi recuperado e sepultado em Quersoneso, na Crimeia. Nicolau I levou seu corpo para Roma.

Durante a sua atuação como Papa, o Apóstolo São João Evangelista ainda estava vivo, mas não interveio nos assuntos pastorais e litúrgicos decididos por São Clemente.

LEITURAS ASSOCIADAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário