Minha lista de blogs

domingo, 6 de julho de 2014

14. PAPA, SÃO VICTOR (189 – 199), SUAS OBRAS PASTORAIS E NORMAS LITÚRGICAS DISCIPLINARES:


- Nasceu na província romana da Tunísia.

- Estabeleceu norma canônica que desobrigava o uso de água consagrada na pia batismal. Mas, autorizou o uso de água natural apenas em casos de grave necessidade, onde é facultado a qualquer cristão batizar, diante de possibilidade iminente de morte.

- Excomungou o apóstata Teodoro de Bizâncio que dizia ser N. S. Jesus Cristo uma figura meramente humana, cuja heresia vinha corrompendo a fé de muitos fiéis cristãos.

- Condenou a heresia “adocionista” que professa que Jesus era um homem que tornou-se divino por ocasião do batismo, quando foi adotado por Deus como filho.

- Combateu Praxeas que pregava a heresia dos “patripasianos”, precursores do “sabelianismo”, que negavam a Trindade Divina.

- Estabeleceu o dia de Domingo (no lugar do sábado) como dia sagrado, em memória da ressurreição de Jesus Cristo, posteriormente ratificado no Primeiro Concílio de Niceia, tornando-a prática universal.

- Alterou a língua litúrgica oficial das Missas do “grego” para o “latim”.

- Visto o risco de divisão ou cisma por causa da diferença de data da celebração da Páscoa entre as Igrejas do Ocidente e do Oriente, uniformizou a celebração da Páscoa, conforme São Pedro já deixara padronizado, no 1o. domingo subsequente à primeira lua cheia de 14 de Nisã (calendário judaico). Fato que foi posteriormente ratificado no Primeiro Concílio de Niceia.

OBS: Foi martirizado durante a perseguição do imperador Sétimo Severo.

LEITURAS ASSOCIADAS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário