Minha lista de blogs

domingo, 6 de julho de 2014

16. PAPA, CALLIXTUS (218 – 222), SUAS OBRAS PASTORAIS E NORMAS LITÚRGICAS DISCIPLINARES:


- Nasceu em Roma, num bairro pobre e era escravo.

- Serviu nas minas da Sardenha e ao ver os cristãos sob tanto sofrimento sem nunca perderem fé e esperança, se converteu. Tornou-se livre com o indulto posteriormente recebido pelos cristãos.

- Construiu a capela “Cripta dos Papas” nas Catacumbas de São Calixto, onde estão enterrados 46 pontífices e cerca de 200.000 mártires das perseguições romanas. (OBS: Esta Catacumba tem aproximadamente uma área de 400 por 300 metros, com quatro pavimentos sobrepostos e quase 20 quilômetros de corredores).

- Enfrentou o primeiro anti-papa da história, Hipólito de Roma, eleito pelos cristãos “rigoristas”. O motivo da discórdia fora a questão trinitária e a absolvição concedida aos pecadores de adultério, homicídio e apostasia, que antes só era dada uma vez na vida e após uma dura penitência pública. (OBS: Mas, depois Hipólito se retratou, voltou à comunhão com a igreja e recebeu o martírio em 255).


OBS: Em 222, ele foi espancado e, quase morto, jogado em um poço, sendo enterrado na Ápia Antiga (catacumba). Depois, foi transferido à igreja de Santa Maria, em Trastevere.

LEITURAS ASSOCIADAS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário