Minha lista de blogs

domingo, 6 de julho de 2014

20. PAPA, FABIANUS (236 - 250), SUAS OBRAS PASTORAIS E NORMAS LITÚRGICAS DISCIPLINARES:



- Conta-nos Eusébio de Cesareia que a assembleia dos Cristãos, constituída por pessoas ilustres e nobres de elevada consideração, deliberava sobre a sucessão ainda sem acordo, uma pomba branca, vinda não se sabe de onde, pousou sobre Fabiano, que não gozava de fama ou qualquer consideração social, e estava ali sem cobiçar cargos ou sequer qualquer tipo de honraria. Então, por unanimidade e grande admiração ao fato ocorrido, os Cristãos romanos imediatamente o apontaram como novo pontífice.

- Dirigiu a Igreja com certa tranqüilidade, mas a perseguição levantou-se nos anos finais de seu pontificado, martirizando-o por ordem do governo imperial.

- Dividiu Roma em sete distritos eclesiásticos, sendo cada distrito supervisionado por um diácono. 

- Designou sete subdiáconos para recolher e preservar, juntamente com outros notários a "ata dos mártires". 

- Instituiu as quatro ordens menores (ordenações: ostiários, leitores, exorcistas e acólitos) para apoio das atividades da igreja. Posteriormente, foi extinta pelo Papa Paulo VI.

- Depôs o bispo Privado, da África.

- A primeira expedição de missionários às Gálias (hoje França e Bélgica) é atribuída a este Papa.

- Empreendeu grandes trabalhos de manutenção das catacumbas dos mártires. 


OBS: Morreu decapitado durante o governo do imperador Décio. Seu corpo foi depositado na cripta dos Papas, nas catacumbas de São Calixto, onde em 1850 foi descoberta sua lápide com seu nome gravado em grego.

LEITURAS ASSOCIADAS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário