Minha lista de blogs

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A PROCISSÃO SECULAR do SANTUÁRIO de NOSSA SENHORA dos REMÉDIOS - LAMEGO/PORTUGAL (sec. XV)


Uma procissão de Nossa Senhora com autorização especial da Santa Sé

No século XV existia, em Lamego, cidade de Portugal, perto do local onde se ergue atualmente, o Santuário, uma pequena ermida dedicada a Santo Estevão. No século XVI, o bispo de Lamego, Dom Manuel de Noronha, encomendou a Roma, "cidade santa" uma imagem da Virgem que remediava todos os males e colocou-a numa nova capela que mandou construir em lugar da antiga ermida de Santo Estevão.

A partir de então, o culto da Senhora dos Remédios não deixou de crescer e no século XVIII iniciou-se a construção do majestoso santuário que lhe foi dedicado.

Todos os anos, entre finais de agosto e meados de setembro, Lamego fica em festa, fazendo coincidir as Festas da Cidade com a "Romaria de Portugal" dedicada à sua Padroeira. Às festividades acorrem centenas de milhares de pessoas, que durante três semanas podem assistir a espetáculos, exposições, concertos, desfiles, arraiais, eventos culturais e desportivos. Nos dias que precedem a romaria, as festividades incluem uma luminosa marcha, onde desfilam carros alegóricos e uma batalha de flores.

A procissão do Triunfo é o momento mais simbólico de toda a festa. O enorme andor com a imagem da Senhora dos Remédios é transportado num carro engalanado, puxado por juntas de bois. Para tal, existe a autorização especial da Santa Sé, tornando Lamego o único local do mundo católico onde se pode ver uma imagem da Virgem transportada por animais.

www.visitportugal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário