Minha lista de blogs

terça-feira, 12 de junho de 2018

ELES SE OFERECIAM COMO PENHOR PARA A LIBERDADE DOS PRISIONEIROS!



No dia 23 de março de 2018, o coronel Arnaud Beltrame, tendo dado a sua vida para libertar um refém de um islamita, restabeleceu, com o seu gesto, as duas ordens de religiosos “Redentoristas” fundadas no início do século XIII por dois franceses, para libertar os cativos dos Bárbaros: são elas, a ordem da Santíssima Trindade para a Redenção dos Cativos e a ordem da Bem-aventurada Virgem Maria da Mercê, também conhecidas como a ordem dos Mercedários e a ordem dos Trinitários. Duas congregações que existem até hoje.

Em 1194, o provençal Jean de Mata, que nasceu em Barcelonnette (Alpes Franceses), teve uma visão, em que apareciam dois escravos acorrentados; um cristão e um muçulmano. Ele obteve do Papa Inocente III, a autorização para fundar uma comunidade voltada a libertá-los. Entre o início do século XIII e o término do século XVIII, a ordem trinitária conseguiu resgatar 40.000 prisioneiros! Quanto aos mercedários, eles acabam de comemorar seu 800º aniversário e receberam uma mensagem do Papa por esta celebração. O Papa convidou os religiosos a seguirem o exemplo de Maria, criando um elo entre “a humildade e a simplicidade de uma vida reclusa, completamente dedicada a Deus” e “o sacrifício dos antigos padres redentores, que se ofereciam como reféns em troca da liberdade dos prisioneiros”.

Os membros dos Mercedários somavam, aos três votos habituais da ordem, o de pobreza, de castidade e de obediência, um quarto voto. Eles formularam um voto de se entregar, como último recurso, a si mesmos, para libertar prisioneiros que não teriam ninguém que pagasse o seu resgate. Grandes personalidades honraram este compromisso: São Serapião da Argélia ─ arrancaram-lhe as vísceras, partiram seus membros e o estrangularam ─, em 1240; São Pedro Armengol, pendurado na forca, em 1266, e São Raimundo Nonato, martirizado, igualmente, em 1240.

Fonte: La Vie (A Vida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário