Minha lista de blogs

domingo, 19 de julho de 2020

“Recebe, diletíssimo filho, este Escapulário”



Neste dia a Igreja Notre Dame du Mont Carmel (Nossa Senhora do Monte Carmelo) apareceu ao santo carmelita inglês, São Simon Stock, e lhe entregou o Escapulário milagroso do Carmelo, com as seguintes palavras:
Recebe, diletíssimo filho, este Escapulário de tua Ordem, como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do Carmelo; este é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e de proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno.
Se no dia de sua passagem, desta para uma outra vida, eles (os filhos do Carmelo) forem levados ao purgatório, eu lá descerei, no primeiro sábado, após a sua morte, libertarei aqueles que lá encontrar, e os levarei à montanha santa e à vida eterna.
Setenta anos mais tarde, a Virgem Maria apareceu ao Papa João XXII, confirmando esta promessa e acrescentando outra, conhecida como a do privilégio sabatino, em que, mediante determinadas condições, a alma do confrade Carmelita será livre do Purgatório, se lá estiver, no sábado a seguir à sua morte.
No início, o Escapulário era usado exclusivamente pelos religiosos carmelitas. Mais tarde, os Soberanos Pontífices, desejando estender os privilégios e os benefícios espirituais relativos ao seu uso a todos os católicos, simplificaram a sua grandeza e autorizaram que sua recepção estivesse liberada e à disposição de todos.

E também em:
Le scapulaire, habit de la Vierge Marie (O Escapulário, veste da Virgem Maria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário