Minha lista de blogs

domingo, 30 de agosto de 2020

O príncipe foi curado, assim como a Virgem havia prometido !!!

 

Cárquere é uma aldeia de Portugal, não distante do rio Douro, próxima de Resende. Todos os anos, no 4º domingo do mês de maio, Santa Maria do Cárquere é celebrada. Segundo a tradição, Nossa Senhora de Cárquere está ligada à cura do príncipe Alfonso Henriques, destinado a se tornar o primeiro rei de Portugal. Ele havia nascido com as pernas paralisadas, dos joelhos para baixo.

Seu preceptor, o cavaleiro Egas Monis, rezava muito, pedindo à Virgem Maria que curasse Afonso, então, com quatro anos. E eis que, numa noite, Nossa Senhora apareceu a Egas de Monis, dizendo: “Eu sou a Virgem Maria.” Em seguida, ordenou-lhe que se dirigisse às colinas vizinhas, acima do rio Douro, indicando-lhe um local preciso: “Lá encontrarás uma capela, outrora edificada em minha honra. Coloca a criança sobre o altar; ela ficará curada. Meu Filho deseja, através deste príncipe, destruir numerosos inimigos da fé”.

Egas Monis obedeceu. No local indicado pela Virgem Maria, nas ruínas da capela, encontrou uma pequena estátua que, a partir de então, passou a ser chamada Nossa Senhora de Cárquere. Egas levou o príncipe até lá, colocou-o sobre o altar da igreja, entre as ruínas, e o príncipe ficou curado, como Maria havia prometido. A antiga capela de Cárquere tornou-se famosa em Portugal.

Atualmente, vestígios do altar e da igreja, datando da época romana, foram descobertos. Ao longo do século XIX, a secularização da sociedade fez cair em ruínas grande parte desta herança religiosa. Porém, no século XX, Cárquere voltou a ser um dos pilares da herança cristã portuguesa. 

Paulette Leblanc

Radio Silence

Nenhum comentário:

Postar um comentário