Minha lista de blogs

terça-feira, 11 de agosto de 2020

ORAÇÃO DE SANTANA (Tomo I – Cap 12 - Cidade Mística de Deus)

 176. São Joaquim fez esta petição em seu retiro. Neste ínterim o santo anjo declarou a Sant'Ana que seria agradável orar a Deus e pedir-lhe filhos, com o santo afeto e intenção com que os desejava. Conhecendo a santa matrona ser essa a divina vontade, como também a de seu esposo Joaquim, com humilde submissão e confiança, na presença do Senhor, orou conforme lhe era ordenado, e disse: - Deus Altíssimo, Senhor meu, Criador e conservador de todas as coisas, a quem minha alma reverencia e adora como a Deus verdadeiro, infinito, santo e eterno: prostrada em vossa real Presença falarei, ainda que seja pó e cinza (Gn 18, 27), expondo minha necessidade e aflição.

- Senhor Deus incriado, tornainos dignos de vossa bênção, dando-nos fruto abençoado para oferecer a vosso serviço em vosso templo (IRs 1). LembraiVos Senhor meu, que Ana, vossa serva, mãe de Samuel, era estéril e com vossa liberal misericórdia alcançou o cumprimento de seus desejos. Sinto em meu coração uma força que me anima a pedir-vos façais comigo esta misericórdia. Ouvi, pois, dulcíssimo Senhor e dono meu, minha súplica e lembrai-vos dos serviços, oferendas e sacrifícios de meus antigos pais e os favores que lhes concedeu o poderoso braço de vossa onipotência.

- Quisera, Senhor, oferecer oblação agradável e aceitável a vossos olhos, porém, a maior que posso, é minha alma com as potências e sentidos que me destes e todo o meu ser. Se, olhando-me do vosso real trono, me concederdes descendência, desde já a consagro e ofereço para vos servir no templo. Senhor Deus de Israel, se for de vossa vontade e agrado olhar esta pobre e vil criatura e consolar vosso servo Joaquim, concedei-nos esta graça e em tudo cumpra-se vossa santa e eterna vontade.

177. Foram estas as súplicas feitas pelos santos Joaquim e Ana. Da inteligência que delas tive e da santidade incomparável destes felizes pais, não posso, por minha ignorância e incapacidade, dizer quanto sinto e conheço. E me impossível referir tudo, nem é necessário, pois o que fica dito é suficiente para meu escopo.

Para se ter altos conceitos destes Santos, basta medi-los pelos altíssimos fins e mistérios para os quais foram escolhidos por Deus: serem avós imediatos de Cristo Senhor nosso e pais de sua Mãe Santíssima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário