Minha lista de blogs

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

"Para mim o terço é um prazer, doçura, que eu desconhecida até então".

 


Padre Jacques Mourad, sacerdote siríaco-católico, de Aleppo (Síria), foi sequestrado pela organização terrorista Estado Islâmico, em 21 de maio de 2015. Após cinco meses de cativeiro, ele conseguiu, milagrosamente, escapar, tendo sido torturado e visto a morte de perto, várias vezes. Aqui está um trecho de seu testemunho:

“Desde o nosso sequestro, eu rezo o terço, todos os dias, em silêncio (...). No entanto, durante todos esses anos vividos ​​em Mar Moussa e, em seguida, em Mar Elian (Síria), eu havia perdido o hábito de recitá-lo porque a repetição das cinquenta Ave-Marias me entediava. Porém, há quatro dias, tudo isso mudou: as Ave-Marias são como um SOS que eu lanço para ao Céu, com a certeza inexplicável de que elas são ouvidas.

Estou convencido de que Maria, por meio do terço, me leva para mais perto de Jesus. Além disso, para mim, já não se trata de uma recitação mecânica, mas de uma verdadeira meditação: eu me debruço lenta e longamente em cada mistério da vida de Jesus e todos os mistérios falam com a minha alma com incrível e admirável força (...).

Através da recitação do terço, essas cenas da vida de Jesus desfilam na minha cabeça, como se eu estivesse, realmente, assistindo um filme, no cinema (...): entendemos muitos aspectos do sofrimento de Jesus, quando estamos, nós mesmos, em situação de grande provação e isolamento. Assim, o terço para mim, tornou-se de uma delicadeza desconhecida até então.”

Do livro de Jacques Mourad, Um monge mantido refém. A luta pela paz de um prisioneiro dos jihadistas, Edições de l'Emmanuel, página 83

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto de Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário