Minha lista de blogs

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

SANTA MARIA de ALMUDENA, PADROEIRA de MADRI-ESPANHA




De acordo com uma antiga lenda, “quando o apóstolo Tiago veio de Jerusalém para evangelizar a Espanha, ele presenteou a Coroa de Madri com a imagem milagrosa, atualmente chamada Almudena" (segundo um manuscrito de 1640).

Em sua determinação de descobrir a imagem original, o Rei Afonso VI organizou uma procissão liderada pela própria realeza, acompanhada do clero, da nobreza e do povo de Madri, em torno das muralhas da cidade, perto do "almudith" (depósito de trigo chamado de “almud” pelos mouros), quando, grande quantidade de pedras caiu dentro de um balde pousado no chão, deixando a descoberto o nicho que escondia a imagem da Virgem, que passou a ser chamada, desde então, de “Virgem de Almudena”.

O povo constatou, surpreso, que as duas velas que estavam ao lado da imagem permaneceram acesas três séculos depois, o que explica o rosto "ensombrecido" da efígie. Desde o dia 9 de novembro de 1085, a Virgem de Almudena passou a ser considerada padroeira de Madri. A imagem, certamente, é anterior ao ano 712, quando foi escondida, durante a conquista do Islã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário