Minha lista de blogs

domingo, 5 de dezembro de 2021

A Petit Lourdes (Pequena Lourdes), obra protegida pela Virgem Maria !!!

 


Durante uma viagem a Lourdes (França), em 1930, um pobre trabalhador ferroviário da Lorena, Georges Simonin, recebeu a incumbência de construir uma reprodução das basílicas de Lourdes, numa escala de 1/20. Trabalho colossal que exigiria o uso de duas toneladas de gesso. A maquete seria de uns seis metros de altura.

Em 1947, seu trabalho estava bem avançado, mas ele perdeu a esposa e ficou doente. Terríveis dores de estômago o impediram de continuar a obra. Georges passou a realizar, então, missão mais leve, esculpindo uma estátua de Nossa Senhora de Boulogne para a sua paróquia de Villiers-sur-Marne (França). Durante a instalação da escultura, na igreja, um grande calor percorre seu corpo e o sofrimento desaparece: ele ficou curado. Sob a influência da emoção, Georges não contou nada a ninguém e foi para Lourdes.

Estando lá, uma noite, despertou, sobressaltado, pois sonhara que estava construindo uma maquete da cidade, na época de Bernadete. Georges reuniu, então, toda a documentação e, em 1952, o Castelo de Lourdes ─ peça central, que necessitava de vinte e cinco toneladas de rochas e de outros materiais ─, foi erguido no centro da vila de Villiers-sur-Marne. A igreja paroquial, os edifícios públicos, os oito moinhos foram erguidos e, em 1954, a Petit Lourdes (Pequena Lourdes) nasceu. Infelizmente, durante as terríveis inundações de 2013, muitas áreas da cidade foram alagadas. Todo o sítio da Petit Lourdes foi coberto e devastado pelas águas e lama das chuvas torrenciais. No entanto, quando estas se retiraram, descobriu-se que a gruta, com seus pequenos elementos (muletas suspensas e bancos de oração), estava absolutamente intacta!

A basílica feita de gesso nada sofreu, para espanto dos arquitetos, apesar de ter estado submersa por 34 horas. A estátua de Bernadete, ajoelhada diante de Maria, não havia sofrido nenhum deslocamento e nenhuma sujidade. Sim, realmente, a Petit Lourdes é uma obra protegida e, melhor dizendo, desejada pela Virgem Maria.

Por Philippe Louvet e também em: La grotte de Lourdes (A gruta de Lourdes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário