Minha lista de blogs

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Maria, Mãe da Igreja, domina a cidade eterna !!!

 


Santa Maria Maggiore ou Basílica de Santa Maria Maior, no alto da colina do Esquilo, é uma das quatro basílicas maiores, uma das sete igrejas de peregrinação e a maior igreja mariana de Roma — motivo pelo qual recebeu o epíteto de "Maior". Foi a primeira igreja do Ocidente dedicada ao culto de Maria, e tem uma celebração específica na liturgia católica rememorando o fato: a Dedicação de Basílica de Santa Maria Maior.

Conta a tradição, que a própria Virgem indicou e inspirou a construção de sua casa, sobre o monte Esquilino, aparecendo, em agosto de 356, em sonho, ao fidalgo João e ao Papa Libério. A Virgem, na realidade, teria pedido ao Papa e ao nobre, que construíssem uma igreja em sua honra, num local que seria coberto de neve, em pleno verão. Então, na manhã do dia 5 de agosto de 356, o monte do Esquilino apareceu coberto de neve!

O Papa traçou o perímetro da nova igreja e João se encarregou de financiar a obra. Hoje, desta primeira igreja não resta mais nada: as recentes escavações sob a atual basílica deram acesso aos vestígios arqueológicos, como o surpreendente calendário dos séculos II e III D.C., assim como os restos das muralhas romanas, parcialmente visíveis. Porém, nada resta da primeira basílica. O campanário da atual basílica Santa Maria Maior é o mais alto de Roma.

Que Maria, a puríssima e a fidelíssima Mãe da Igreja envie a sua proteção sobre a cidade eterna e a domine com sua absoluta e terna pureza. 

FONTES: Vaticano e L’équipe de Marie de Nazareth


Nenhum comentário:

Postar um comentário