Minha lista de blogs

sábado, 3 de setembro de 2011

14 de Setembro - Exaltação da Santa Cruz

Origem da Festa da Exaltação da Santa Cruz

Em 14 de setembro de 320, as relíquias da santa cruz foram descobertas pela imperatriz Santa Helena, que era mãe do Imperador Deoclisiano, o primeiro monarca cristão, que antes de vencer a guerra de posse do Imperio Romano viu no céu uma cruz com os dizeres: " In Hoc Singo Vinces ou Com este Sinal Vencerás ". As relíquias foram levadas para a Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, no dia 14 de setembro do ano 335, e a partir dessa data vem acontecendo em toda a Igreja a festa da “Exaltação da Santa Cruz”.
A cruz está estreitamente ligada à Paixão de Cristo e à nossa salvação. E’ o símbolo mais eloqüente do amor de Deus por nós. A cruz venceu a morte e nos deu a vida eterna. Por esse motivo é justo que seja celebrada, exaltada e venerada por todos nós.
Segundo João o título Filho do Homem está ligado ao modelo de “subida-descida”: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem” (v. 13), disse Jesus a Nicodemos. Só existe um que “subiu” aos céus, porque primeiro veio de lá: o “Filho do Homem”. Somente ele pode trazer a revelação divina porque tem sua origem no céu. E o Filho do Homem só pode ser Jesus de Nazaré. Só Jesus é o revelador e o enviado de Deus.
E Jesus acrescenta: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que seja levantado o Filho do Homem, a fim de que todo aquele que crer tenha nele a vida eterna” (v. 14-15).
No deserto o povo se revoltou e murmurou contra Deus e contra Moisés (Nm 21,4-9). Então Deus mandou serpentes venenosas que mordiam e muitos israelitas morreram. O povo, arrependido, suplicou a Moisés: “Roga a Deus que nos livre das serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo e, inspirado por Deus, elevou uma serpente de bronze. Aquele que fosse mordido se olhasse para ela seria salvo.
Assim, a serpente erguida no deserto simboliza o Cristo elevado na cruz, que salva da morte do pecado. “Pois Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (v. 17). Quantas vezes, caminhando nós, pelo deserto deste mundo, somos picados pelas serpentes do mal que são os nossos pecados: o egoísmo, a avareza, a sensualidade, a ânsia do poder, a falta de caridade, as nossas omissões...
Há pessoas que olham para a Cruz como um simples objeto de decoração, como uma jóia, o que é lastimável. Vejamos na cruz o seu profundo significado: a Cruz é o nosso instrumento de salvação! Cristo pendente na Cruz nos atrai hoje e é para a Cruz que devemos olhar e viver, se quisermos ser salvos. Foi na Cruz que Cristo, entregando sua vida por nós, mostrou o quanto nos ama.
----------------------------------------
 NOVENA DA SANTA CRUZ

ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS:

Pelo Sinal da Santa Cruz, Livra-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. 
Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

CREIO:
Creio em Deus Pai Todo Poderoso, ...

PAI NOSSO:
Rezar Pai Nosso... e 3 Ave-Maria em honra a Santíssima Trindade.

ORAÇÃO DE SÃO BENTO:
A Cruz Sagrada, seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia, retira-te satanás, nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que tu me oferece, bebe tu mesmo do teu veneno. Amém. Eis a Cruz de Cristo, fugi potencias inimigas, venceu o Leão da Tribo de Judá, descendente de Davi Nosso Senhor Jesus Cristo. Venha a nós a vossa misericórdia. Como esperamos em Vós.
Nós te adoramos, ó Cristo e te bendizemos! Porque pela Santa Cruz Remistes o mundo.

OBS1: Rezar a oração do dia.

OBS2: A cada dia encerra a novena com a oração final.

ORAÇÃO FINAL

Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a Piedade Divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém
 
1 Salve Rainha.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PRIMEIRO DIA:

Nós te adoramos, ó Cristo e te bendizemos! Porque pela Santa Cruz Remistes o mundo.
No início desta novena consagro-me à Cruz de Cristo.
Ó Cruz, consagro-me a Tí, Renuncio a todo pecado que fiz contra Tí e a todo pecado que o Brasil e mundo está cometendo agora. Renego toda ofensa que fiz a Tí como a que os outros também Te fizeram. Envergonho-me, ó meu Jesus, de ter pecado, de ter ofendido a Tí e ao Sinal de minha salvação. De hoje em diante, entretanto, só pertencerei à Tí e a tua Cruz. Que ela seja para mim o único sinal de esperança e salvação. Amém.

Oração Final.

SEGUNDO DIA

Nós te adoramos, ó Cristo e te bendizemos! Porque pela Santa Cruz Remistes o mundo.
A Tua Cruz, Jesus, não é um sinal mudo, mas um Grito que clama ao perdão, à unidade dos homens para com Deus Pai, o grito que clama a justiça e ao amor. Tu ó querido Jesus, não ficastes mudo. A dor não te emudeceu e nem foi instrumento de vingança. Pelo contrário, tua boca abriu-se para invocar perdão e amor. Por isso eu te agradeço. Obrigado Senhor  porque invocaste a Teu Pai Perdão e Misericórdia. “Pai, PERDOA-LHES, PORQUE ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM.”
Faze, Senhor Jesus, que a tua palavra tenham um profundo eco em meu coração. Que elas promovam em mim o desejo de fazer penitência e de procurar a reconciliação. Que eu entenda o que fizestes por mim e por toda a humanidade. Amém.

Oração Final.

TERCEIRO DIA

Nós te adoramos, ó Cristo e te bendizemos! Porque pela Santa Cruz Remistes o mundo.
Senhor Jesus, Só olhando a Tua Cruz é que eu pressinto o teu infinito amor. Tudo nos destes, a nós, homens, teus irmãos. Amaste-nos até a humilhação da morte. E morte de Cruz. Penetraste-nos mais profundos mistérios do sofrimento humano. Teu sofrimento foi desmedido. Ainda que abraçando a Cruz com muito amor, a dor não lhe foi poupada. Sabemos quando dissestes. “Meu Deus, Meu Deus, porque Me abandonastes? Senhor Jesus perdoa a mim o Brasil e toda a humanidade por não sermos incondicional no nosso amor, por procurarmos somente o nosso consolo. Hoje te peço pelos que sofrem sozinhos, se sentem abandonados, pelos doentes, por toda espécie de dor e por todo sofrimento do povo brasileiro .
Obrigada por nos socorrer Senhor. Amém

Oração Final.

QUARTO DIA

Nós te adoramos, ó Cristo e te bendizemos! Porque pela Santa Cruz Remistes o mundo.
Senhor Jesus, continuo olhando para o Senhor na Cruz e vejo o imenso amor que demonstra, agora, ao Ver sua Mãe e o discípulo amado, logo pensas em todos nós, e dá tudo o que é Teu, deu-nos a tua mãe. Quando disse a ela: “Mulher eis aí o Teu filho e depois disse ao discípulo: Eis aí a Tua Mãe.” Obrigada Senhor Jesus por Sua Mãe Maria que nos adotou como filhos. Aí na Cruz começa uma Nova Humanidade, já não somos filhos de Eva, mas sim filhos de Maria. Hoje, eu também quero acolher-te Maria, como minha Mãe. E quero que mores na minha casa. Rezo agora por todas as famílias brasileiras. Peço pelos pais, pelas mães, que todos se pareçam com a Vossa Família Senhor Jesus. Rezo também pelas famílias religiosas, por toda a Igreja. Amém.

Oração Final.

QUINTO DIA

Nós te adoramos, ó Cristo e te bendizemos! Porque pela Santa Cruz Remistes o mundo.
Senhor Jesus olho para os dois crucificados contigo, um blasfemava enquanto o outro percebeu quem eras, e faz um pedido especial “Lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino. Que resposta destes a ele Jesus, que presente maravilhoso. “Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no paraíso” Que bom Senhor, saber que és Um Deus de Compaixão de Clemência. E só queres que te reconheçamos como o Senhor que É a Porta do Paraíso. Rezo agora por todos os que estão em situação de morte espiritual, que Vos encontre, pois só assim encontraram a verdadeira vida. Oro pedindo a libertação da cultura de morte em nossa Pátria. Amém.

Oração Final.

SEXTO DIA:

Nós te adoramos, ó Cristo e te bendizemos! Porque pela Santa Cruz Remistes o mundo.
Senhor Jesus, vejo agora quantos zombam e escarnecem de Tí. Dizem: salvou a outros e não pode salvar-se a si mesmo. E diziam Se és filho de Deus desce da Cruz. Não compreendem nada dos teus ensinamentos. Ainda hoje pelo mundo quantos ainda zombam de Tí e dos cristãos, quantas filosofias falsas, quantos mergulhados no paganismo, são indiferentes a Deus, e mesmo muitos se dizem ateus. Até perseguidores de Deus. Decretam a Morte de Deus, Te Peço hoje, por todos eles, invoco o Mistério da Sua Cruz salvadora sobre todos e que a sua graça os salve, liberte e cure. Vem em socorro de nossa Pátria Senhor Jesus. Amem.

Oração Final.

SÉTIMO DIA

Nós te adoramos, ó Cristo e te bendizemos! Porque pela Santa Cruz Remistes o mundo.
Senhor Jesus, na sua dor de Cruz, Sabendo que tudo estava consumado disse: Tenho Sede. Os soldados encheram de vinagre uma esponja e lhes deram de beber. A sua sede era de almas, de vidas. Mas os homens lhe deram vinagre, fel. Querido Jesus, ainda hoje, a humanidade se perde no amargor da vida, nas tristezas, desgostos, lutas, guerras, tudo que fere a dignidade humana. Peço Perdão e clemência por tudo mal existente ainda hoje no Brasil e no mundo. É por essas chagas que somos salvos. Rezo agora, para que a sua salvação chegue a todo homem e mulher criado a imagem de Deus. Amém.

Oração Final.

OITAVO DIA

Nós te adoramos, ó Cristo e te bendizemos! Porque pela Santa Cruz Remistes o mundo.
Jesus, vejo agora, o Soldado pegar a lança e perfurar o seu coração. Imediatamente saiu Sangue e Água. Destes tudo de ti, até a última gota de sangue. Obrigada por neste momento deixar nascer a Vossa Igreja, que é a Nossa Igreja. A Igreja a Nova Humanidade Nascida da Água e do Sangue Senhor eu rezo agora, para que o Vosso Sangue e a Vossa Água lave o solo brasileiro e as pessoas que já estão na Vossa Igreja e os que ainda não estão. Salvai-nos a todos nós. Amém

Oração Final.

NONO DIA

Nós te adoramos, ó Cristo e te bendizemos! Porque pela Santa Cruz Remistes o mundo.
Aos pés da Tua Cruz leio a Palavra que diz: Jesus de novo lançou um grande brado, e entregou a alma. E eis que o véu do templo se rasgou em duas partes de alto a baixo, a terra tremeu, fenderam-se as rochas. Os sepulcros se abriram. Quem passava dizia: Verdadeiramente este homem era Filho de Deus. Por Jesus a vitória foi nos alcançada. Obrigado, por se rasgar agora o Véu do Templo, e o Seu Espírito vim Morar nos nossos corações. Agora o nosso Coração o lugar da morada de Deus. Faz-nos Santos para melhor expressar e testemunhar a Sua Vida a Sua história e Verdadeiramente assumirmos nossa condição de discípulo missionário. Lembro sua palavra que diz: “Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Somente olhando o Senhor na Sua Cruz podemos entender esse seu convite.
Rezo agora Senhor Jesus para que Pelos Méritos de Sua Santa Cruz que a nossa Pátria o Brasil que já recebeu o nome de terra de Santa Cruz seja protegida de todo mal e que o povo brasileiro possa te reconhecer como Senhor.

Oração Final.
---------------------------------------


"ORAÇÃO DE SANTA CRUZ"


Esta oração foi encontrada em 1.535 sobre o túmulo de Jesus Cristo e enviada pelo Papa Pio III ao Imperador Carlos V, quando partia para combater os turcos.


"Aquele que ler esta oração, que ouvir ou a trouxer consigo , não morrerá subitamente, não se afogará, não se queimará, nem alguém poderá matá-lo, não será vencido em batalha e nem cairá nas mãos de inimigos. Quando uma pessoa está para dar a luz, se ouvir essa oração, ou a trouxer consigo, ficará prontamente livre e se tornará MÃE. Quando a criança estiver crescida, colocando-se esta oração ao seu lado livrar-se-á de muitos acidentes. Quem trouxer consigo ficará livre de Epilepsia. Quando, na rua virdes uma pessoa atacada deste mal, coloque esta oração ao seu lado direito e ela contentemente se levantará."

"DEUS, todo poderoso, que sofreste a morte sobre a madeira sagrada, por todos os nossos pecados, sede comigo Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de nós, Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de mim, Santa Cruz de Jesus Cristo, sede a minha esperança. Santa Cruz de Jesus Cristo, afastai de mim toda arma cortante. Santa Cruz de Jesus Cristo, derramai em mim todo bem. Santa Cruz de Jesus Cristo, desviai de mim todo mal. Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei que eu siga o caminho da salvação. Santa Cruz de Jesus Cristo, livrai-me dos acidentes corporais. Santa Cruz de Jesus Cristo, vós adoro para sempre. Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que o espírito maligno e infalível se afaste de mim. Conduzi-me Jesus à vida eterna. Amém. Por todos e em todos os séculos dos séculos. Amém."

Um comentário:

  1. Muito bom o texto, porém peço que retifiquem o seguinte: a imperatriz Santa Helena, era mãe do Imperador Constantino Magno, o primeiro monarca cristão, e não do imperador Diocleciano. Este, na realidade, promoveu a maior perseguição aos cristãos nunca antes vista, e que ficou conhecida como "Era dos Mártires".

    ResponderExcluir