Minha lista de blogs

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ela ultrapassa qualquer inteligência e qualquer pensamento !!!

São Tomás de Vilanova (1488-1555)

Eu me interrogava por que motivo os evangelistas, após terem discorrido longamente sobre João Batista e os Apóstolos, escreveram a história da Bem-aventurada Virgem Maria de forma tão sumária, se bem que ela ultrapasse esses escritos, quase que infinitamente, pela sua excelência e virtudes. Por quê - pensava comigo mesma -, não nos contaram nada sobre o seu nascimento, a sua educação, os seus hábitos, a sua vida, o dia a dia com o filho, o convívio com os Apóstolos após a Ascensão do Senhor?...
Se o Espírito Santo não a descreveu nas Santas Escrituras, deixando-nos o cuidado de criarmos, nós mesmos, uma imagem sobre a sua presença na vida de Jesus, isto foi para nos fazer entender que, em Maria, nada falta da Graça, da perfeição e da glória que o Espírito pôde conceber numa criatura pura; e muito mais: que ela ultrapassa toda inteligência e todo pensamento. Então, após nos ter revelado o todo, torna-se inútil escrever os detalhes, as partes, tanto que nós poderíamos acreditar que aquilo que não havia sido escrito, é porque não a representava.
Se o Deus Todo-Poderoso ornou, maravilhosamente, de dons e virtudes os ministros e servos de sua Casa, o que não teria feito, eu vos pergunto, por sua Mãe, por esta esposa única, escolhida entre todas, amada mais que todas as outras criaturas?
Enfim, tudo o que desejais saber sobre a Virgem, vós encontrareis nestas simples e poucas palavras: Maria, de quem nasceu Jesus. Eis a sua história, uma história longa, plena, cabal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário