Minha lista de blogs

domingo, 18 de setembro de 2011

Colégio de São Bento (RJ) no topo do ranking do Enem !!!

Fonte: G1

Os estudantes e professores do Colégio de São Bento, no Rio - tradicional instituição católica de ensino só para meninos - estão em festa: o colégio voltou a ocupar o primeiro lugar nacional no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Em seis anos, esta é a quarta vez que a escola fica em primeiro lugar. E mais: nada menos que 92% dos 68 alunos das duas turmas de 3º ano conseguiram vaga numa universidade pública. O segredo do sucesso, segundo os aprovados, está no ambiente favorável ao desenvolvimento pessoal dos alunos.
O Ministério da Educação mudou o critério de divulgação das notas por escola do Enem. Foram criadas quatro categoria de acordo com a porcentagem de participação no Enem 2010:
Grupo 1: de 75% a 100% (17,8% das escolas)
Grupo 2: de 50% a 74,9% (20,9% das escolas)
Grupo 3: de 25% a 49,9% (33% das escolas)
Grupo 4: de 2% a 24,9% (27,4% das escolas)
De acordo com a nota técnica divulgada pelo MEC, não se deve misturar as categorias para comparação de desempenho entre as escolas. As escolas que tiveram menos de 2% de participação não foram consideradas. De acordo com o MEC, a média de participação dos estudantes no Enem 2010 foi de 56,4%.
Falta em redação baixou média em 2009Para a coordenadora pedagógica Maria Elisa Penna Firme, a explicação para voltar ao topo do ranking nacional é ainda mais simples. Ela diz quem em 2009 muitos alunos deixaram de fazer a prova de redação por não contar pontos para o vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Isso acabou interferindo no resultado do São Bento no Enem em 2009, quando a escola ficou no terceiro lugar nacional.
“Em 2010, como todas as provas do Enem contaram para a UFRJ, nossa média voltou a subir. Nossa missão é ensinar e nos esforçamos para fazer isso há 153 anos”, disse a coordenadora, ressaltando que todos os professores são experientes e comprometidos com os princípios do São Bento e se identificam com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário