Minha lista de blogs

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Congregação para o Culto Divino criará “Comissão para a Arte e Música Sacra para a Liturgia”

Roma (Quinta-feira, 24-11-2011, Gaudium Press) No transcurso da próxima semana a Congregação para o Culto Divino instituirá oficialmente a Comissão para a Arte e Música Sacra para a Liturgia. Ela terá como tarefas colaborar com as comissões diocesanas encarregadas de valorizar os projetos de novas igrejas e aprofundar o tema da música e cantos que acompanham às celebrações eucarísticas, para que se integrem de forma harmônica com a liturgia.
A nova comissão não terá um mero caráter consultivo ou de conselho, mas fará uso dos poderes do dicastério a qual pertence. A nova comissão, cujos regulamentos estão sendo redigidos por estes dias, dará indicações precisas às dioceses sobre matérias, promovendo uma arte litúrgica que favoreça a recuperação do sentido do sagrado e do mistério na liturgia, e que parte do fato litúrgico para expressar através da arte as verdades da Igreja, favorecendo assim o "ars celebrandi" (a arte das celebrações, em latim).
Como se refere o jornalista Andre Tornielli no diário La Stampa, o prefeito da Congregação do Culto Divino, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, em acordo com o Papa Bento XVI, considera as atividades da futura comissão como "muito urgentes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário