Minha lista de blogs

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Uma das primeiras aparições da Virgem Maria

São Gregório, o Taumaturgo, tinha sido nomeado Bispo de Neocesaréia, cidade localizada na atual Turquia. Mas, segundo a biografia escrita por São Gregório de Nissa, ele não queria iniciar a pregação antes que a verdade lhe tivesse sido revelada por alguma aparição. Havia aqueles que falsificavam o ensino piedoso com argumentos rebuscados, e assim tornavam a verdade duvidosa. Ora, durante a noite, quando repousava em santos pensamentos, um venerável ancião, revestido de ornamentos sacerdotais, lhe apareceu. Surpreso, Gregório levanta-se e pergunta-lhe quem ele é e por que lhe apareceu. O ancião tranqüiliza seus temores com uma doce voz. Anuncia que vem, por ordem de Deus, esclarecer suas dificuldades [teológicas] e revelar-lhe a verdade da Fé. Gregório recobra a coragem com estas palavras e olha o ancião com uma alegria mesclada de estupefação. A aparição estende a mão e o convida a olhar para um lado. Então Gregório percebe outra aparição: uma mulher, com um aspecto superior a tudo quanto é humano. De novo a emoção o domina, ele abaixa a fronte e não ousa fixar esta luz tão forte para seus olhos . Mas escutava as duas pessoas que apareceram conversando sobre os assuntos teológicos que o preocupavam. Assim, não apenas aprendeu a doutrina da Fé, mas descobriu quem eram os personagens da visão pelos nomes que eles se davam um ao outro. Com efeito, ele ouviu a mulher convidar São João Evangelista a manifestar ao jovem bispo os mistérios da verdadeira Fé. Por sua vez, este respondia que o faria com gosto, para agradar a Mãe do Senhor e seguir seus desejos. Então [aquele apóstolo] pronunciou um discurso sóbrio, e desfez-se a aparição.

"Imediatamente Gregório colocou no papel esta doutrina celeste, e foi de acordo com ela que passou a pregar em sua Igreja, legando-a a seus sucessores como herança vinda de Deus, e o povo, ensinado segundo tal doutrina, tem permanecido sempre puro de toda maldade herética. Eis aqui as palavras reveladas do Símbolo [dos Apóstolos, ou seja o Credo]: Eu creio num só Deus . Se alguém quer se assegurar da verdade deste símbolo, que consulte a Igreja na qual o Taumaturgo pregava esta doutrina. Em seus arquivos, conserva-se ainda hoje o manuscrito feito por esta bem-aventurada mão: verdadeiras tábuas escritas por Deus e comparáveis, pela grandeza de sua graça, às tábuas da Lei, nas quais fora antigamente gravada a lei divina."

Uma situação especial
Constatamos, neste texto, vários fatos que merecem um comentário. Chama a atenção que, nessa visão, estando presente Nossa Senhora, não tenha sido Ela a esclarecer o problema teológico, mas tenha convidado São João Evangelista (Bispo da Igreja) para falar. Cabe aos Bispos ensinar a doutrina, pois, a eles Nosso Senhor confiou essa missão. E Nossa Senhora, sempre respeitosa das hierarquias - mesmo tendo muito mais virtude e conhecimento -, não quis violar esta regra dada por Deus. Admirável tema de meditação sobre a verdadeira humildade!

Como vimos, Nossa Senhora resolveu o angustiante problema de um modo muito especial e materno. Assim como Ela o solucionou e protegeu a Fé incipiente dos primeiros cristãos, peçamos-Lhe que nos preserve dos erros contemporâneos, em meio à terrível confusão dos dias atuais.

Aparição de João e Maria a São Gregório, o Taumaturgo (isto é, o que opera milagres). São Gregório de Nissa
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário