Minha lista de blogs

terça-feira, 1 de novembro de 2011

FESTA DE TODOS OS SANTOS !!!

"Hoje celebramos a Solenidade de todos os Santos. Na luz de Deus, recordamos todos aqueles que deram testemunho de Cristo durante a sua vida terrena, esforçando-se por praticar os Seus ensinamentos. Alegramo-nos com estes nossos irmãos e irmãs que nos precederam, percorrendo o mesmo caminho que nós percorremos e que agora, na glória do Céu, recebem a recompensa merecida.

São aqueles que, segundo a expressão do Apocalipse, "vieram da grande tribulação; lavaram as suas roupas e as branquearam no sangue do Cordeiro" (7, 14). Eles souberam caminhar contra a corrente, seguindo o "sermão da montanha" como norma inspiradora da sua vida: pobreza de espírito e simplicidade de vida; mansidão e não-violência; arrependimento dos pecados cometidos e expiação pelos pecados dos outros; fome e sede de justiça; misericórdia e paixão; pureza de coração; compromisso em favor da paz; e sacrifício pela justiça (cf. Mt 5, 3-10).

Cada cristão é chamado à santidade, ou seja, a viver as Bem-Aventuranças. Como exemplo para todos, a Igreja indica os irmãos e as irmãs que se distinguiram nas virtudes e foram instrumentos da graça divina. Hoje, comemoramo-los todos juntos para que, com a sua ajuda, possamos crescer no amor de Deus e ser "sal da terra e luz do mundo" (cf. Mt 5, 13-14).

A comunhão dos Santos ultrapassa o limiar da morte. Trata-se de uma comunhão que tem o seu centro em Deus, o Deus dos vivos (cf. Ibid., 22, 32). Lemos no Livro do Apocalipse: "Felizes os mortos que desde agora morrem no Senhor" (cf. 14, 13). Precisamente a Solenidade de todos os Santos enche de significado a comemoração de todos os defuntos, que celebraremos amanhã. Trata-se de um dia de oração e de profunda reflexão sobre o mistério da vida e da morte. "Deus não é o autor da morte" afirmam as Escrituras dado que "Ele criou tudo para a existência" (Sb 1, 13-14). "Por inveja do demónio é que a morte entrou no mundo e prová-la-ão os que pertencem ao demónio" (Ibid., 2, 24)."
 
Beato João Paulo II, na solenidade de Todos os Santos de 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário