Minha lista de blogs

quarta-feira, 7 de março de 2012

Maria extingue a peste no Monte Berico

Maria extinct plague in Monte Berico
María extinta peste en Monte Berico
Maria peste éteinte à Monte Berico
Maria ausgestorben Pest in Monte Berico
Maria extincta plaga in Monte Berico

Um precioso manuscrito, conservado na biblioteca Bertoliana de Vicence, em Veneza, sob a cota Código 1430, descreve detalhada e fartamente os fatos que aconteceram nesta cidade do norte da Itália, "sacudida e dizimada" pela grave epidemia de peste entre 1426 e 1430. No dia 7 de março de 1426, uma senhora de 70 anos, Madame Vincenza Parisi, viu no alto da colina do chamado Monte Berico, uma mulher cuja aparência era a de magnífica rainha, vestida com roupas mais resplandecentes que o sol, envolvida por mil perfumes. Diante de tanta beleza, suas forças a abandonaram e ela caiu por terra. 


Então, a bela Senhora a levantou e disse-lhe: "Eu sou a Virgem Maria, a Mãe de Jesus Cristo, morto na Cruz para a salvação dos homens. Peço-te que, em meu nome, vás dizer aos habitantes de Vicence, que, se eles querem recuperar a saúde, devem construir uma igreja em minha honra, neste local, pois sem que isto se realize, a peste não cessará." Vincenza perguntou: "Mas o povo não acreditará em mim. E, ó Mãe gloriosa, onde encontrar dinheiro para fazer estas coisas?". "Tu insistirás para que o povo atenda este meu desejo", respondeu a Virgem, "senão, a peste não cessará jamais, e enquanto as pessoas não obedecerem, meu Filho estará triste com elas". E continuou: "Como prova do que estou a dizer, que eles cavem um buraco nesta rocha viva e árida e, dela jorrará água; assim que a construção da igreja tiver início, dinheiro não faltará." Com um ramo de oliveira a Virgem Santa marcou a terra, assinalando o lugar onde a igreja deveria ser construída, exatamente no local onde se encontra hoje o altar-mor do santuário. "Todos os que visitarem esta igreja com devoção", acrescentou, "por ocasião das festas a mim dedicadas, e no primeiro domingo de cada mês, receberão abundantes graças, a misericórdia de Deus e a bênção de minhas mãos maternais."

Vincenza desceu até a cidade, referindo o ocorrido a todos, mas ninguém acreditou nela e o bispo, Dom Pietro Emiliani, mandou que ela se retirasse, achando que ela havia perdido o juízo.



Dois anos mais tarde, no dia 1º de agosto de 1428, a Virgem apareceu novamente a Vincenza Parisi. A cidade se encontrava nas últimas; a doença se alastrara e a morte causada pela peste aniquilava mais e mais a população. A Virgem Santíssima refez o pedido anterior e manteve suas promessas à idosa mulher. Vincenza desceu até a cidade, mais uma vez, e foi finalmente atendida: as personalidades locais, o Conselho dos Cem e o Conselho dos Quinhentos, reunidos no grande salão da Razão, decidiram construir a igreja no alto do Monte Berico, o mais rapidamente possível, e a construção teve início vinte e quatro dias depois. A Virgem havia dito a Vincenza que uma fonte surgiria sobre uma rocha viva, assinalando o local onde o santuário deveria ser construído e foi o que aconteceu. Durante os trabalhos "surgiu, à guisa de nascente, uma quantidade de água prodigiosa e inacreditável... a ponto de transbordar como se fosse um rio abundante a descer, vertiginosamente, colina abaixo". E, de acordo com a promessa de Maria, o dinheiro para tal construção afluiu em grande quantidade. 

Finalmente, "a construção teve início no dia 25 de agosto, e a peste serenou, com grande parte da população curada e, quando a igreja ficou pronta, três meses depois, a província ficou inteiramente liberada da grande calamidade, a tal ponto, que, a partir de então, com a ajuda de Deus, a enfermidade desapareceu para sempre". O santuário da Madona do Monte Berico, bastante freqüentado, tornou-se um dos lugares de devoção mariana mais importantes da Europa: "No primeiro domingo de cada mês, realizam-se, aproximadamente, vinte e duas mil confissões. Às vezes ficamos no confessionário até as dez horas da noite" contam os Servitas de Maria, que tomam conta deste local belíssimo e do magnífico panorama, desde 1435.
        
Segundo um artigo de Pina Baglioni, publicado na revista 30 Dias. As citações foram encontradas no Código nº 1.430, da Biblioteca Bertoliana de Vicence

Nenhum comentário:

Postar um comentário