Minha lista de blogs

terça-feira, 13 de março de 2012

A prova passada por São José

The ordeal of St. Joseph
El Cavario de San José
L'épreuve de Saint-Joseph
Das Martyrium des Heiligen Josef
Iudicio sancti Joseph

São Bernardo de Claraval - Trecho da segunda homilia "Super Missus"

Por que José desejava abandonar Maria? Ouvi, mais uma vez, não o meu sentimento, mas o sentimento dos Padres. José queria abandonar Maria pelo mesmo motivo invocado por Pedro para de si afastar o Senhor: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou pecador" (Lc 5, 8), e assim, também, o centurião, para afastá-lo de sua casa: "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada" (Mt 8, 8). José, julgando-se miserável e pecador, não se sentia digno de tal merecimento: "Ela é tão perfeita, tão santa que eu não devo mais partilhar a sua intimidade; sua dignidade admirável e singular me ultrapassa e me amedronta." Sob o império de um temor religioso, ele a observava... Maria levava o sinal certo da presença divina e, não sendo capaz de adentrar este mistério, José queria se afastar dela. Pedro, por sua vez, foi tomado de temor diante da grandeza do poder; o centurião se envergonhou diante da majestade da presença de Cristo. Quanto a José, um temor bem natural se apoderou dele e, diante da profundidade deste mistério, ele quis se afastar da Virgem, em segredo e com toda a discrição.
Será que podemos nos surpreender ao ler que José se julgava indigno de viver em comum com a Virgem, quando lembramos que Santa Isabel, igualmente, aceitou a presença de Maria, dedicando-lhe toda a veneração e absoluto respeito? Eis as palavras pronunciadas quando a viu: "Donde me vem a honra de ser visitada pela mãe do meu Senhor?" (Lc 1, 43). Eis, então, o motivo pelo qual José quis liberar-se, apartar-se dela. Mas por que faria isto secreta e não claramente? Para preservá-la, evitando toda sorte de curiosidade e sindicância sobre a separação, o que exigiria dele explicações. Se ele tivesse revelado seu sentimento e a prova que recebera da pureza de Maria, as pessoas não teriam pensado que ele perdera o juízo e não teriam apedrejado Maria? Como poderiam acreditar na Verdade ainda silenciosa no seio maternal? O que não teriam feito contra o Cristo ainda invisível? Este foi, pois, o motivo pelo qual José, o justo, para não ser levado a mentir e nem expor à reprovação uma inocente, queria, em segredo, afastar-se de Maria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário