Minha lista de blogs

terça-feira, 27 de março de 2012

O MOMENTO da RESSURREIÇÃO por São Vicente Ferrier (1357-1418)




THE RESURRECTION TIME
EL TIEMPO DE RESURRECCIÓN
LE TEMPS RESURRECTION
IL TEMPO DI RESURREZIONE
DIE WIEDERBELEBUNGSZEIT
RESURRECTIONEM TEMPORE

A Virgem tinha certeza absoluta de que seu Filho iria ressuscitar, pois Ele o havia predito claramente; porém, ela ignorava em que momento Ele se ergueria da morte. A noite do Grande Sábado, que lhe parecera tão longa, foi, para Maria, uma noite de reflexão sobre o momento da ressurreição. Sabedora de que Davi foi o profeta que mais falou sobre a Paixão de Cristo, ela percorreu o Saltério, sem encontrar qualquer indicação. Entretanto, no Salmo 57 (56), v. 9, Davi, falando na pessoa do Pai a seu Filho, diz: "Desperta, glória minha, desperta cítara e harpa" e o Filho responde: "Vou despertar a aurora!..."

Quando a Virgem Maria descobriu a hora em que seu Filho ressuscitaria, imaginem com que desvelo e ardor se levantou para ver se a aurora estava a surgir. Ela constatou que a noite ainda imperava e terminou de ler o Saltério. Em seguida, buscando no relato de outros profetas, a hora em que ocorreria o prometido e sublime acontecimento, encontrou em Oséias, capítulo 6, versículo 2-3, o texto revelador: "Depois de dois dias nos fará reviver, no terceiro dia nos levantará, e nós viveremos em sua presença. Conheçamos, corramos atrás do conhecer a Iahweh; certa, como a aurora, é sua vinda."

A Virgem levantou-se e disse: "Estes testemunhos que indicam o momento em que meu Filho ressuscitará me bastam..." em seguida, lançou o olhar para a janela e viu que a aurora começava a despontar. Sua alegria foi imensa: "Meu Filho vai ressuscitar!" Colocou-se de joelhos e rezou: "Desperta, coloca-te diante de mim e olha, Senhor Deus Sabaoth, desperta." Logo, Jesus Cristo encarregou o Anjo Gabriel de visitar Maria, dizendo-lhe: "Tu que anunciaste a Encarnação do Verbo à minha Mãe, anuncia-lhe a sua ressurreição." O Anjo apresentou-se à Virgem e, respeitosamente, trouxe-lhe a notícia: "Rainha do Céu, alegra-te, pois Aquele que mereceste levar em teu seio ressuscitou como havia dito." E Jesus Cristo saudou sua Mãe dizendo-lhe: "A paz esteja contigo..." Maria, feliz, expressou seu pensamento: "Até então, meu Filho, eu prestava culto a Deus todos os sábados, para honrar o santo repouso após a criação do mundo; doravante, em memória da Tua ressurreição, do Teu repouso e da Tua glória, consagrarei os domingos a Deus." E Jesus aprovou a escolha de Sua Mãe.

Jesus Cristo contou à sua Mãe, Maria, o que havia elaborado no inferno, como havia acorrentado Satã, e apresentou a ela os patriarcas que Ele havia trazido. Todos a saudaram, inclinando-se respeitosamente. Observem quais foram os sentimentos de Adão e Eva quando disseram a Maria: "Bendita és, nossa filha e nossa Senhora, tu de quem falava o Senhor quando disse à serpente: eu colocarei a hostilidade entre ti e a mulher." Eva acrescentou: "Por minha culpa, fechei o paraíso, mas tu, ó cheia de graça, tu abriste o paraíso para todos." Cada Profeta dirigia-lhe louvores: Eu profetizei a tua presença em alguns parágrafos do meu livro", depois todos a louvaram, dizendo: "Tu és a glória de Jerusalém, a alegria de Israel e a honra de nosso povo." A Virgem Santa retribuiu-lhes as saudações com estas palavras: "Vós sois a raça eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo que Deus conquistou para anunciar os louvores d´Aquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável." Os anjos voltaram a cantar; "Alegra-te, Rainha do Céu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário