Minha lista de blogs

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O Significado do Lençol dobrado a parte, que cobria a Cabeça de Nosso Senhor no Sepulcro, depois de Sua Ressurreição.

The Meaning of the part folded Sheet, which covered the head of Our Lord in the Sepulchre, after His Resurrection
El significado de la hoja de la parte doblada, que cubría la cabeza de Nuestro Señor en el sepulcro, después de Su Resurrección
Ex significatione Col molestie quam in operuit caput sepulchri Domini nostri post resurrectionem

Evangelho segundo São João (20, 6-7): 6. Então Pedro, que vinha atrás, chegou também e entrou no túmulo. Viu os panos de linho estendidos no chão 7. e o sudário que tinha sido usado para cobrir a cabeça de Jesus. Mas o sudário não estava, com os panos de linho, no chão; estava enrolado num lugar à parte.

Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Para poder entender a significância do lenço dobrado se faz necessário que entendamos um pouco a respeito da tradição Hebraica daquela época. O lenço dobrado tem que a ver com o Amo e o Servo, e todo menino Judeu conhecia essa tradição. Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria.
A mesa era colocada perfeitamente, e o Servo esperava, fora da visão do Amo, até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não podia se atrever, nunca, a tocar na mesa antes que o Amo tivesse terminado a sua refeição. Diz a tradição que: ao terminar a refeição, o Amo se levantava, limpava os dedos, a boca e sua barba, e embolava o lenço e o jogava sobre a mesa.
Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: "Eu terminei". No entanto, se o Amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo jamais ousaria tocar na mesa porque, o lenço dobrado queria dizer:  "EU VOLTAREI!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário