Minha lista de blogs

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

A “PEQUENA LOURDES DA BRETANHA” NÃO PARA DE CRESCER


Por que o santuário de Nossa Senhora de Toute Aide (de Toda Ajuda), que se encontra na comuna de Prénessaye (França) é tão especial? Porque é o único lugar na Bretanha, autenticado pela Igreja, onde a Virgem Maria apareceu ─ relata Michel Hinault, há 25 anos membro da Associação dos Amigos do santuário de Querrien.

Eis a origem do santuário: no dia 15 de agosto de 1652, Jeanne Courtel, uma pastorinha de 11 anos, surda-muda e cega de nascença, que estava a cuidar do rebanho de seu pai, no prado dos Fontenelles, percebeu à sua volta, uma jovem e bela dama vestida de cetim branco. A bela dama pediu-lhe que lhe desse um carneiro. A menina, que nunca havia ouvido nem pronunciado uma só palavra, respondeu-lhe que aqueles carneiros não eram seus, mas de seu pai. Ela estava curada. A Igreja católica reconheceu oficialmente esta aparição. Em seguida, as autoridades diocesanas da época, em quatro anos, ergueram uma capela em Querrien ─ completou Michel Hinault.

Desde então ─ há 350 anos ─ o santuário de Prénessaye tornou-se um local de peregrinações, acolhendo, a cada ano, entre 70.000 e 90.000 fieis.

O mapa do mundo, colocado na entrada da capela, permitiu que as três religiosas que vivem no local, pudessem observar que, no ano passado, chegaram peregrinos de mais de 60 países. Durante o verão, as imediações do santuário de Nossa Senhora de Toda Ajuda estarão sob os cuidados de 300 voluntários da Associação dos Amigos do santuário.

Efetivamente, o fim de semana próximo ao dia 15 de agosto é tradicionalmente marcado por um importante “Perdão”, que atrai, todos os anos, cerca de 10 mil peregrinos. Neste ano, a cerimônia foi presidida por monsenhor Philippe Mousset, bispo de Périgueux et Sarlat (França). Menos de um mês, mais tarde, no dia 9 de setembro, um segundo “Perdão” aconteceu, atraindo, igualmente, grande número de pessoas.

Le Telegramme

Nenhum comentário:

Postar um comentário