Minha lista de blogs

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

O ROSÁRIO NOS FAZ ENTRAR NA SIMPLICIDADE DE DEUS


Pode parecer estranho que uma oração tão simples assim esteja particularmente associada aos Dominicanos. As pessoas não imaginam que os Dominicanos sejam pessoas simples... Nós temos a reputação de escrever obras de teologia longas e complexas. Entretanto, nós nos esforçamos para conservar o Rosário. Ele é a nossa herança. (...)

Mas, por que motivo esta simples oração é especialmente querida pelos Dominicanos? Talvez porque no coração da nossa tradição teológica, resida uma inspiração à simplicidade. São Tomás de Aquino dizia que nós não conseguimos compreender Deus, porque Deus é perfeitamente simples. (...) Existe uma falsa simplicidade, da qual devemos nos libertar. Trata-se da simplificação daqueles que, com muita facilidade, sempre encontram resposta para tudo, aqueles que tudo sabem com antecedência. Na verdade, eles são, ou muito preguiçosos, ou incapazes de pensar.

E existe a verdadeira simplicidade, a do coração, a simplicidade dos olhares claros, límpidos. E nós só conseguiremos chegar a esta verdade, lentamente, com a graça de Deus, aproximando-nos da ofuscante simplicidade de Deus. O Rosário é simples. Na verdade, bem simples, porém, trata-se de uma simplicidade sábia e profunda, à qual nós aspiramos, e na qual encontraremos a paz.

Fr. Timothy Radcliffe, o.p.

« Prier le Rosaire » (“Rezar o Rosário”), Conferência em Lourdes ─ outubro de 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário