Minha lista de blogs

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

NO DIA 9 DE OUTUBRO, A VIRGEM RETORNAVA À SUA CATEDRAL !!!


Em 29 de outubro de 1238, após 18 meses de cerco, os muçulmanos que ocupavam Valença, (Espanha), capitularam diante do rei Jaime I, de Aragão, cognominado “o Conquistador”.

Já, no dia 9 de outubro, seguinte, o rei mandou consagrar a grande mesquita, que fora construída sobre a antiga catedral visigótica, devolvendo-a ao culto católico, e dedicando-a a Virgem Maria.

Como lembrança daquele grande dia, o 9 de outubro, na mesma data, celebra-se, a cada ano, a festa das “glórias valencianas” (las Glorias valencianas). Um Te Deum é cantado na catedral. Podemos lamentar, porém, que, de três anos para cá, as autoridades municipais não participam da comemoração, devido ao laicismo político.

Por outro lado, em 2017, como responsabilidade sua, o cardeal Antonio Cañizares, arcebispo de Valência, presidiu a cerimônia, realçando, de forma precisa, em sua homilia: É com imensa alegria que estamos a celebrar o restabelecimento da fé católica em Valência, que havia sido eliminada do espaço público, sob o domínio do invasor muçulmano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário