Minha lista de blogs

quarta-feira, 29 de julho de 2015

A ORIGEM da ORAÇÃO do ANGELUS !!!


FONTE: Mission Angelus

Alguns autores atribuem a paternidade do Ângelus do meio-dia ao rei Luís XI (França) que, em 1472, prescreveu a todo o seu reino, a extensão do Ângelus ao meio-dia, momento em que se rezaria pela paz. Assim, ficou conhecido como o “Ângelus do meio-dia”, "a Ave Maria da paz".
(...) Entretanto, em 1455, o Papa Calisto III já havia prescrito o soar do meio-dia. Parece que Luis XI aplicou à França, suavizando seus objetivos, as decisões do Papa, que eram substancialmente mais precisas:
O terrível Maomé II acabara de tomar Constantinopla (1453) e. no momento em que alimentava seu cavalo com aveia, sobre o altar-mor da Basílica de Santa Sofia, jurou que, em breve faria o mesmo sobre o altar principal da basílica de São Pedro!
Foi então, contra este flagelo, que tencionava aniquilar o Cristianismo no Ocidente, como correu no Oriente, que o Papa Calisto III teve a inspiração de criar o terceiro Ângelus. Apesar das repreensões do Papa, que não se contentava, apenas, em solicitar que o povo rezasse, mas interpelava, igualmente, os príncipes cristãos, para que rezassem, ninguém se moveu! Nem mesmo a França de Luís XI...
De repente, em 1481, aos 49 anos, Maomé II caiu, atingido por mal desconhecido. Foi graças ao Papa Calixto III e ao seu Ângelus do meio dia, que Maomé foi obstado em seus intentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário