Minha lista de blogs

terça-feira, 28 de julho de 2015

O ÍCONE de SMOLENSK ou VIRGEM da HODEGETRIA



Em 1812 o ícone foi transportado para os campos de batalha contra Napoleão...
O ícone de Smolensk é uma Virgem Hodegetria "que indica, que mostra o caminho (Jesus)", o único caminho a seguir: Cristo. O ícone teria sido pintado por São Lucas para a comunidade de Antióquia. Em seguida, teria sido venerado em Constantinopla (Istambul, Turquia) na igreja de Blacherne. Conta-se que foi levado à Rússia em 1046 e, em 1101, para Smolensk, sendo colocado na Catedral da Assunção.
A Virgem Maria tem sido invocada para obter aconselhamento e auxílio. Em especial, nossa Mãe Santíssima ajudou Vladimir Monomach a pacificar e unir a Rússia. Atribui-se ao ícone da Virgem Maria, a proteção da cidade, contra a invasão dos tártaros. Em 1398, o ícone foi levado para a Catedral da Anunciação, em Moscou. Mais tarde, foi restituído a Smolensk, mantendo-se na Igreja da Assunção do mosteiro Novodevičij (perto de Moscou, na Rússia).
Em 1812 o ícone foi transportado para os campos de batalha, contra Napoleão. "Diante e ao redor do ícone, atrás e de todos os lados, multidões de militares caminhavam, corriam e se prostravam por terra, com a cabeça descoberta". (Tolstoi, Guerra e Paz).
Em 22 de novembro de 1991, o ícone, segundo testemunhas, verteu lágrimas, durante o dia inteiro, diante de grande multidão de fiéis. O Bispo e o Patriarca reconheceram a autenticidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário