Minha lista de blogs

quinta-feira, 30 de julho de 2015

O Santuário de Nossa Senhora de Puy-en-Velay (França, sec. V)







Dedicada a Nossa Senhora da Anunciação, o Santuário do Puy-en-Velay (França) é um dos mais antigos da Europa. No século V, uma mulher foi milagrosamente curada pela Virgem Maria. Mais tarde, no século XIII, São Luiz (rei da França) retornando de uma Cruzada, ofereceu uma Virgem Negra ao santuário e, a partir de então, milhares de peregrinos afluem ao local.

Porém, há outra célebre efígie da Virgem Maria, em Puy, venerada sob o nome de Nossa Senhora da França, que nasceu do desejo de se prestar homenagem a Maria e à sua Imaculada Conceição, dogma proclamado em 1854. No alto do Rochedo Corneille, dominando toda a região, está a sua escultura. Os católicos erigiram uma gigantesca estátua de Nossa Senhora da França, em ferro fundido. Para moldar tal estátua, Napoleão III (sobrinho de Napoleão I e primeiro presidente da República Francesa) ofereceu 150.000 kg de ferro fundido, vindo dos canhões capturados dos russos, durante a Guerra da Criméia, quando da vitória de Sebastopol em 1855.

Esses famosos canhões são os chamados canhões da vitória, “um instrumento de guerra transformado em instrumento de paz", disseram ao bispado. Nossa Senhora da França foi inaugurada em 1860. “Nossa Senhora da França, explica irmã Marie-Aimée, religiosa de São João, é a mãe que protege, ela é a mãe de todos os homens”.


FONTE: www.pelerin.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário